CRÉDITO MAIS FÁCIL E MAIS BARATO PARA A PEQUENA EMPRESA

06/11/2017 12:11

A missão é proporcionar acesso a crédito a empreendimentos viáveis e que não disponham de garantias

A ACIJ é uma das associadas fundadoras da SGC Garante Norte, Sociedade Garantidora de Crédito, um instrumento poderoso de apoio financeiro para as micro e pequenas empresas (MPEs) catarinenses.

A missão da SGE é proporcionar acesso a crédito a empreendimentos viáveis economicamente e que não disponham de garantias, através da emissão de cartas de garantia com risco compartilhado.

Segundo dados do Sebrae, as MPEs representam 27% do PIB, 54% dos empregos formais e 98,5% das empresas. A falta de garantia representa 42% das dificuldades enfrentadas pelas MPEs para obter financiamentos e 36% das solicitações de crédito foram negadas pelas instituições financeiras, pela falta de garantia.

Instituída em conjunto com o Sebrae e associações empresariais da região norte, a SGE tem por objetivo a promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza.  Trata-se de um sistema de garantia de crédito que viabiliza o acesso ao crédito aos pequenos; torna as MPEs mais competitivas; promove e fortalece o desenvolvimento regional e envolve as entidades representativas locais.

As operações já realizadas mostram a queda da taxa média de juros de 2,58% para 1,8%. Em Santa Catarina, 18,5 milhões de garantias foram emitidas entre abril e setembro, com uma economia estimada em R$ 4 milhões para as empresas de pequeno porte.