Em 1854, chegou da Alemanha Ottokar Doerffel, ex-prefeito municipal, que faleceu em 1906. Nos 52 anos em que morou em Joinville, fundou a Loja Maçônica, a Sociedade Harmonia Lyra e contribuiu decisivamente para a construção da cidade. Sua história foi contada pelo jornalista e historiador Apolinário Ternes, de forma bastante resumida, na reunião da ACIJ desta segunda-feira.
Advogado, viveu uma vida simples numa cidade ainda com poucos recursos. Depois, atuou fortemente nos campos político e cultural, se tornando um dos mais importantes líderes de Joinville em todos os tempos.
Também falou a dra. Judit Matzke, que realçou a importância de Doerffel, também na Alemanha. Ela estava acompanhada e Hartmut Morgeneyer, sobrinho bisneto de Ottokar Doerffel.
Daniel Leite, presidente do Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho, falou na sequencia convidando as empresas para participar do Grupo, que já conta com 55 integrantes.
A convite do Núcleo, Andrey Amoreti Soares, Engenheiro de Segurança do Trabalho no SESI e Engenheiro Ambiental, com pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, falou sobre o tema “E-social e suas implicações. Sua empresa está preparada?”
“O E-Social não mudou nenhuma lei. Ele apenas exige que as obrigações já previstas sejam cumpridas”, afirmou Andrey, em palestra com cerca de 150 convidados.
Ao final, com o apoio do Vice-presidente Moacir Bogo, o presidente Moacir Thomazi entregou livros dos 125 anos dos bombeiros como lembrança aos convidados alemães.
No link a seguir você pode ter acesso à apresentaçao de Andrey Soares, sobre o eSocial: eSocial – Impactos SST – ACIJ Rev 02