As eleições da ACIJ neste ano tiveram como destaque a ampla renovação, com seis novos empresários integrando a diretoria. Na reunião conjunta dos Conselhos Deliberativo e Superior da última segunda-feira, dia 4, a ACIJ elegeu por aclamação João Joaquim Martinelli para presidente da Casa, no exercício julho 2018 a junho 2019.
Seis novos membros vão integrar a diretoria, num processo de renovação sem precedentes na Casa, com o ingresso de Adriano Bornschein Silva (Catarinense Farma), Alberto Bornschein (Clamed), Fernando Cestari de Rizzo (Tupy), Fernando Schneider (Franklin Eletric), Luiz Fernando Duccini (GM – Chevrolet) e Renato Feres (Cooper Industrial).
João Joaquim Martinelli, ex-presidente da Casa entre 2014-2016, é advogado, formado pela USP – Universidade de São Paulo. Presidente do escritório Martinelli Advocacia Empresarial, da Martinelli Consultoria Tributária e Empresarial e Presidente e Fundador do Instituto Martinelli Solidariedade. Sócio-fundador do Círculo Italiano de Joinville, é Cavaliere della Ordine della Stella della Solidarietà Italiana e Advogado di Fidúcia do Consulado Italiano-Curitiba.
Também na segunda, a Casa recebeu a proposta do Membro do Conselho Superior, Hírio Wolf, de outorgar o título de Sócio Benemérito para o atual presidente da ACIJ, Moacir Thomazi, também aprovada por aclamação. Estão nesta categoria os empresários José Henrique Loyola e Udo Döhler.
Logo após, o presidente Moacir Thomazi apresentou um balanço das atividades da casa, seguido pelo diretor financeiro, Marco Antonio Corsini, que fez a apresentação de um resumo financeiro. A auditoria independente e o Conselho Fiscal recomendaram a aprovação das contas, sem restrições.