Com um público predominantemente feminino, a reunião da ACIJ desta segunda-feira, 30 de julho, teve como foco o empoderamento da mulher, a inclusão e a diversidade, temas centrais da palestra da presidente da Sodexo, Andreia Dutra
Formada em Nutrição no Rio Grande do Sul, Andreia veio para Santa Catarina para trabalhar no antigo Grupo Ataliba Refeições, que depois seria incorporado pela Puras. Há seis anos a Sodexo comprou a Puras. Faz um ano e meio que Andreia é presidente.
“A sorte é o encontro do preparo com oportunidade. Acredite em você. A sua vida é tudo”, sentenciou a executiva, para descrever um pouco de sua carreira.
Segundo ela, as mulheres esperam 217 anos pra igualdade de oportunidades, de acordo com estudo mundial. A diferença salarial entre homens e mulheres é de 23%. “Precisamos entender igualdade e eqüidade. Eqüidade é adaptar as oportunidades, de acordo com o potencial e a preparação de cada um”.
Segundo ela, 49% das mulheres são economicamente ativas. Homens, 76%. Mas, o Brasil caiu para 90a posição no ranking da ONU. “O Brasil está mais desigual em razão da política. Nossa presença é muito pequena nesse setor”. Ela ainda lembrou que as mulheres têm 4h30 horas semanais de trabalho não remunerado contra 1h30 do homem.
PRODUTIVIDADE E RESULTADOS
De acordo com pesquisa da Sodexo, o resultado financeiro é 8% maior quando a empresa tem pelo menos 40% de mulheres. A retenção de funcionários também é 8% maior. De clientes, 9%. “É também uma questão de business, afirma ela, sobre a necessidade de equilibrio de gênero.
A Sodexo conta com 427 mil colaborados no mundo e 35 mil no Brasil, onde a empresa tem as divisões On site (prestação de serviços diretamente nas empresas) e a divisão “Benefícios e Incentivos”.