Sérgio Acy Kollet apresentou na reunião do Conselho a nova parceria da ACIJ, via Facisc, o Cartório de Protesto Expresso, um jeito fácil e assertivo de cobrar uma dívida. A ferramenta se destaca pelo baixo custo de inserção de títulos para cobrança via tabelionatos de protesto, e por ser um sistema online capaz de se integrar com outros sistemas das empresas.
O protesto é a divulgação de uma dívida feita em cartório. Após o pedido, o cartório faz uma intimação ao devedor, que tem três dias úteis para quitar a dívida. “Se o pagamento não for efetuado dentro desse prazo o título será protestado e aparecerá no Serasa, Boa Vista e SPC Brasil durante cinco anos. No cartório, o devedor ficará negativado até a dívida ser paga”, explica Kollet.
Segundo ele, o serviço proporciona economia e velocidade na cobrança de títulos e documentos de dívidas vencidas. “Os benefícios são a rapidez do processo, economia para as empresas que não precisam pagar as custas e emolumentos de cartório, pois ficam por conta do devedor, e a vantagem é a facilidade. Não precisa ir ao cartório, o processo é todo online”. Os títulos são apresentados via web com custo de inserção de R$ 5,00 por título. Ligue 3461-3333 para saber mais.