![](https://www.acij.com.br/index/wp-content/uploads/2018/12/Agenda-ACIJ-Gestão-Estratégica-de-Aquisição-e-Compras-04-002.jpg)
Descrição
Curso: Gestão Estratégica de Compras e Suprimentos
Defina corretamente as melhores estratégias de aquisição e estabeleça fornecedores para atingir seus objetivos.
Objetivo:
Transmitir conhecimentos práticos e teóricos para entendimento dos processos de strategic sourcing e de desenvolvimento e homologação de fornecedores, assim como de alguns aspectos da gestão dos fornecedores selecionados. Este curso busca capacitar os participantes a enfrentar desafios impostos pela diversidade de bens e serviços adquiridos para os mais diversos fins por organizações de diferentes tipos de fornecedores com características e interesses também diversos. Neste contexto, presente no dia-a-dia de quase todas as organizações, deve-se compreender que a abordagem estratégica deve ser empregada no ciclo da aquisição, diferenciando as abordagens por categoria e implantando as estratégias com desdobramentos na seleção, homologação e gestão dos fornecedores.
Público Alvo:
Gestores, especialistas e analistas que atuem nas áreas Compras/ Suprimentos, Logística ou PPCP em indústria, comércio e serviços dos mais variados tipos; tendo por atribuição a gestão de relacionamento com fornecedores, sejam de matérias-primas, insumos, embalagens, peças de manutenção e reposição ou até mesmo de serviços. O público deste curso deve ter vivência no ciclo de obtenção e desejo de incorporar aos seus conhecimentos, ferramentas e técnicas de viés tático e estratégico em aquisições.
Conteúdo:
- Evolução e Estrutura de Compras e Aquisições:
- Conceitos e Importância;
- Evolução histórica;
- Ciclo de aquisição;
- Compras centralizadas X Compras descentralizadas;
- Tipos de decisões de compras.
- Processo de Strategic Sourcing:
- Como estruturar um processo de compras para adquirir produtos, serviços
e bens de capital de forma estratégica; - Análise do mercado fornecedor e das forças do macro ambiente através das 5 Forças de Porter e da análise PEST;
- Análise SWOT para compreender o posicionamento estratégico da área de
compras/ suprimentos nos mercados de aquisição; - Elaboração da Matriz Kraljic e de Correa para prover compreensão diferenciada por categoria e estabelecer categorias-chave;
- Compreensão dos cenários e dos objetivos estratégicos;
- Desenvolvimento das estratégias de aquisições;
- Priorização das estratégias.
- Como estruturar um processo de compras para adquirir produtos, serviços
- A estratégia e a Base de Fornecedores:
- A visão do fornecedor sobre o cliente;
- Conciliação da visão do fornecedor através da Matriz de Aquisição Mista;
- Vantagens e desvantagens do fornecimento único e do fornecimento
misto; - Como avaliar estrategicamente a decisão de “Fazer x Comprar”;
- Estrutura de programa de desenvolvimento da base de fornecedores.
- A visão do fornecedor sobre o cliente;
- Ferramentas para Seleção e Homologação de Fornecedores:
- Os Critérios e atributos para seleção e homologação;
- Compreensão dos custos de aquisição de forma abrangente através do TCO (Total Cost of Ownership);
- Benefícios, características e aplicação dos RFx (RFI, RFP, RFQs).
- Fundamentos para a Gestão dos Fornecedores:
- Acordos de Nível de Serviço (SLA´s);
- Definição de indicadores para Compras/ Suprimentos;
- 10 dicas para ter sucesso na gestão dos fornecedores.
Instrutor: Elton Voltolini (www.linkedin.com/in/eltonvoltolini)
É doutor e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Lean Manufacturing pela Sustentare Escola de Negócios e Engenheiro Mecânico, com habilitação em Produção pela UFSC. É diretor-executivo da EXCENT Consultoria e sua experiência profissional consiste de consultorias em dezenas de médias e grandes empresas de diversos segmentos empresariais, atuação como executivo de Operações, Supply Chain ou Logística em empresas como Tigre, Cremer S.A, Dânica e Darnel Brasil. Atua desde 2003 como docente em cursos de extensão e pós graduação, ministrando disciplinas nas áreas de Logística, Supply Chain, Gestão da Produção, Gestão de Projetos, Planejamento e Gestão de Estoques e da Demanda e Estratégia de Operações. Autor de artigos e palestrante.
Investimento:
- Colaborador(a) de empresas associadas R$ 890,00
- Não associados R$ 1.165,00
Formas de Pagamento:
- PIX
- Cartão de crédito em até 12x
- Boleto à vista (consulte formas de parcelamento para empresas associadas);
Obs.: Estudantes e PNE podem fazer a inscrição pelo preço de associado.
Vagas Limitadas!!!
Informações:
Whats ou Fone: 47 3461-3344
Em razão de custos assumidos para a realização deste treinamento, informamos:
- Desistência (sem ônus) deverá ser formalizada em até 72h antes da realização do treinamento;
- Desistência anterior à 24h da realização do treinamento:
- Ocorrido pagamento, será devolvido o valor de 80% da inscrição;
- Em caso de não pagamento, será enviado a cobrança da taxa de cancelamento no valor de 20% da inscrição.
- A ACIJ reserva-se o direito de cancelar o evento caso não atinja o número mínimo necessário de participantes para realização. Neste caso, a ACIJ comunicará todos os inscritos (por e-mail e/ou telefone) e a plataforma Sympla fara a devolução integral dos valores pagos pela inscrição.