A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) sempre se posicionou pela revogação das medidas governamentais que retiravam incentivos fiscais de alguns setores da economia – decretos 1.860 e 1.867. Nossa atuação visa o restabelecimento da normalidade dos negócios, para o Estado continuar a ser admirado pela segurança jurídica sempre dada aos seus empreendedores. Um passo importante dado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), sob o comando do deputado Julio Garcia, é a decisão de suspender os efeitos desses decretos até 31 de julho de 2019. Garcia é nosso convidado de hoje para falar sobre “O papel do governo na economia”.
“A legislação precisa ser aprovada na data limite de 31 de março”
Obviamente, essa decisão, apesar de dar tempo para a reflexão, não resolve as questões empresariais porque os investidores precisam de uma perspectiva de longo prazo. De qualquer forma tem avanço, embora a equação seja de difícil compreensão por parte da população no Estado onde a arrecadação cresce de forma vigorosa, mas persiste a ameaça de atrasar salários dos servidores. Difícil entender.
Outra medida acertada da Alesc é a intenção de revogar o artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que, gradativamente, limita em 16% a concessão de benefícios fiscais a partir de 2022. Esse era um dos pontos de maior preocupação do atual governo porque poderia implicar em infração a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Para viabilizar essa proposta, os deputados precisam votar o projeto originário na Comissão de Finanças e Tributação. E, mais importante, a legislação precisa ser aprovada na data limite de 31 de março para não ocorrer hiato na fruição dos benefícios fiscais. A ACIJ saúda a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) pelas decisões tomadas.
Uma homenagem justa
Mario Cezar de Aguiar é joinvilense e preside a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Engenheiro por formação e especialista em construção civil, onde detém negócios, possui vivência no associativismo e ocupa o posto de maior representatividade empresarial no Estado. Neste contexto, faz-se valer uma homenagem justa oriunda dos seus pares. O jantar por adesão na plataforma Sympla será na próxima segunda-feira, 18, na Sociedade Harmonia Lyra.
Os segmentos industriais com fundamental importância na geração de vagas formais de emprego, como os setores químico, têxtil, plástico e construção civil, apoiam a mesura por meio do Sindicato da Indústria de Material Plástico (Simpesc), do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Joinville (Sinditextil), do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e do Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de Santa Catarina (Sinqfesc). É uma parceria com a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac), Associação de Joinville e Região de Pequenas, Micro e Médias Empresas (Ajorpeme) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Diretas
FACISC: A ACIJ será anfitriã da Plenária Regional Norte da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Durante o encontro nesta terça-feira, 12, às 19h, será realizada a eleição para a vice-presidência regional da entidade. Com indicação da ACIJ, concorre ao cargo o empresário Sérgio Rodrigues Alves.
INDÚSTRIA 4.0: A terceira edição do Automation Talks será lançada no dia 19, às 8h, no Salão Tigre. É organizado pelo Núcleo de Automação da ACIJ com apoio do Núcleo de Tecnologia e Inovação. O evento acontece em maio e conta com rodada de negócios, feira expositiva e palestras sobre aplicações da i 4.0 em indústrias da região.
MULHERES: Vista-se para o sucesso no trabalho será tema abordado pela jornalista Rosângela Espinossi, autora do livro 101 segredos para se vestir bem no trabalho. O Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACIJ promove a palestra no dia 21, às 19h, no Salão Nobre Schulz, ao valor de R$ 20 para associados e R$ 30 para não associados.
Agenda
- 18/03, curso: Excel fundamental: das 8h30 às 17h30, na Sala Wetzel.
- 18 a 20 e 25 a 27/03, curso: Cálculos práticos de impostos, das 18h30 às 22h30, na Sala Wetzel.
- 19 e 20/03, curso: Gestão das emoções, das 18h30 às 22h30, na Sala Tigre.
Você sabia?
As mulheres representam 51,2% da população no Estado, mas o mercado de trabalho formal é ocupado somente por 45,4% e 54,6% dos homens. (Fonte: Caged/Rais)