Trinta dias. Esse é o prazo da Prefeitura de Joinville para colocar em funcionamento o novo sistema de estacionamento rotativo. Serão 905 vagas distribuídas em 21 ruas. Os motoristas não precisarão pagar para estacionar, mas estarão sujeitos a multa em caso de descumprir o horário de uso das vagas. O decreto com a regulamentação foi assinado pelo prefeito Udo Döhler na quarta-feira, 27.
A sinalização das vagas com pintura de faixas e instalação de placas será realizado anos próximos dias. Depois de entrar em funcionamento, durante duas semanas, os motoristas serão orientados pelos agentes do Departamento de Trânsito (Detrans) e da Guarda Municipal.
De acordo com o prefeito, a expectativa é que o serviço aumente a movimentação do Centro. “Vai ser muito bom para o comércio e acaba coincidindo também com esse momento em que estamos buscando a revitalização do Centro. Mais para frente, isso ainda vai nos oferecer mais condições de segurança”, disse durante o ato público de assinatura do decreto.
Como há ruas em obras, inicialmente, as vagas em uso para estacionar totalizarão 764. O sistema vai ser fiscalizado por equipamentos de tecnologia com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30; aos sábados, das 8 às 13h. Cada motorista pode deixar o veiculo estacionado pelo prazo de 1h a 2h, mas não é permitido usar a mesma vaga mais de uma vez no dia.
Para acessar a íntegra do decreto clique aqui
Tempo de permanência
O tempo de permanência na vaga varia de 1h a 2h, a informação vai constar em placas de sinalização. Depois do tempo excedido, o condutor é obrigado a retirar o veículo da vaga e a mesma só poderá ser utilizada uma única vez ao dia.
Fiscalização
Será feita pelos agentes do Departamento de Trânsito e Guarda Municipal, ambos com equipamentos de tecnologia.
Infração
O veículo em desconformidade poderá ser guinchado e o condutor multado por estacionamento irregular (R$ 195,23 e cinco pontos na carteira), com base no Código de Trânsito Brasileiro.
Período de orientação
Quando o sistema começar a funcionar, os agentes de transito terão 15 dias para orientarem os motoristas. A aplicação de multas inicia depois desse período.
Horários de funcionamento
- Segunda a sexta-feira: 8h30 às 18h30
- Sábados: 8 às 13h
Total de vagas: 905
Carros: 758
Caminhões: 30
Idosos: 33
Deficientes: 22
Motos: 35
15 a 30 minutos com alerta ligado: 27
Classificação das áreas
Zona Azul: automóveis, camioneta e utilitários. Caminhonete, com capacidade de carga útil de até uma tonelada.
- Tempo máximo: 2 horas
- Vagas: 758
Zona Amarela: caminhonete, caminhão, reboque e semirreboque, com capacidade de carga útil de até cinco toneladas.
- Tempo máximo: 1h
- Vaga: 30
Motos: ciclomotor, motoneta, motocicleta e triciclo
- Tempo máximo: 2 horas
- Vagas: 35
Alerta ligado: veículos com uso obrigatório do pisca-alerta ativado
- Tempo máximo: 15 minutos ou 30 minutos, de acordo com o local
- Vagas: 27
Deficientes físicos: veículos que transportem pessoas com deficiência ou comprometimento de mobilidade, mediante o uso da credencial
- Tempo máximo: 2 horas
- Vagas: 22
Zona Verde (idosos): veículos que transportem idosos, mediante o uso da credencial
- Tempo máximo: 2 horas
- Vagas: 33
Veículos isentos de infração: polícia, socorro de incêndio e salvamento, órgãos de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias
Casos especiais: o uso das vagas para período diferenciado ou de serviços, como uso de caçambas e demais equipamentos, depende de prévia autorização do Departamento de Trânsito (Detrans).