Santa Catarina possui 3,4 mil policiais civis, sendo 221 na Delegacia Regional de Polícia Civil de Joinville. O contingente de Joinville em relação ao Estado corresponde a 5% de delegados e agentes de investigação. O índice geral de resolutividade dos crimes chega a 75%, e na maior cidade do Norte atingiu 67% no ano passado. Os dados foram apresentados pelo delegado Geral de Polícia Civil de Santa Catarina, Paulo Norberto Koerich, durante palestra na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), nesta segunda-feira, 15.
“Esses números são superiores a todos os outros estados do Brasil e no dia a dia buscamos aprimorar esses dados, mas ainda temos de identificar mais crimes relacionados à operação dos homicídios e feminicídios”, destacou Koerich, ao expor informações de 2017 a 2019. Há dois anos, Joinville contabilizou 47 crimes violentos, como homicídios. Em 2018, foram 30; neste ano são 25. A Polícia Civil busca elucidar 39% dos casos, os demais têm resolubilidade.
“Nós percebemos um avanço na segurança em Joinville e esses indicadores demonstram de que a coisa está melhor”, elogiou o presidente da ACIJ. O efetivo na área da abrangência da 2ª Delegacia Regional, Joinville e cinco cidades vizinhas, conta com 28 delegados; em todo estado são 435 em atividade. Com base nos dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 24.518 pessoas em Joinville para cada policial civil.
Complexo de delegacias
Durante a reunião, o prefeito Udo Döhler ofereceu uma área na avenida Marques de Olinda, para se tornar um complexo para instalação das delegacias especializadas. As tratativas ainda são iniciais porque parte dos terrenos onde estão delegacias pertencem ao município. “A proximidade entre as especializadas daria mais agilidade operacional, com uso mais eficiente do efetivo”, avalia a delegada Regional, Tânia Harada. Na oportunidade ela falou sobre a importância de registrar as ocorrências de forma online. A Delegacia de polícia Virtual é um serviço de registro de ocorrências disponibilizado ao cidadão 24 horas, pela internet.
Polícia Civil
A Polícia Civil de Santa Catarina foi criada no dia 29 de julho de 1812, data que coincide com a nomeação do desembargador Francisco Lourenço de Almeida para o cargo de “Intendente Geral de Polícia” da Capitania de Santa Catarina. A instituição tem como princípio o combate à criminalidade por meio da investigação criminal e também atua como Polícia Judiciária.