Temos a impressão de que a Câmara dos Deputados vive completamente desconectada da realidade de um Brasil sério, produtivo. Nesses últimos dias observamos os índices econômicos dançarem ao sabor do humor dos nossos congressistas, apenas fazendo de conta que trabalham. A reforma da Previdência há muito prometida, é postergada e usada como moeda de troca de favores. Parece-nos haver interesses pessoais e setoriais em jogo e, enquanto isso, o dólar chega aos R$ 3,94 com profundas consequências em tudo o que fazemos.
“Ninguém está preocupado em fazer a coisa certa para o Brasil”
O entusiasmo que tomou conta de todos os agentes econômicos com a posse do novo presidente parece arrefecer diante das inconsequentes posturas de alguns parlamentares. O povo e os empresários não querem saber de nomenclaturas como centrão, situação ou oposição. Elas não fazem a menor diferença quando cada um cumpre com o seu dever. Esperamos dos congressistas posturas de patriotas e que trabalhem em prol da reconstrução do país, deixando de lado os interesses pessoais ou de grupos. Para isso foram eleitos. Os congressistas catarinenses, sem exceção, estão fazendo bem o trabalho de casa e, por certo, continuarão nesse diapasão.
Observamos de que não há seriedade na discussão da reforma da Previdência. O adiamento não se deve a novas propostas ou a discussão de temas com merecido aprofundamento. É somente jogo de interesses, prova de força, necessidade de mostrar poder. Na verdade, ninguém está preocupado em fazer a coisa certa para o Brasil. Prevalece o interesse pessoal. Lamentamos que a renovação na Câmara Federal, o maior índice desde a redemocratização, seja uma réplica da velha e reprovada Câmara dos Deputados.
O delegado Geral de Polícia Civil de Santa Catarina, Paulo Norberto Koerich, apresentou estatísticas da instituição em reunião na ACIJ, são 3,4 mil policiais civis no Estado. Na foto, esquerda para à direita, prefeito Udo Döhler, presidente da ACIJ, João Joaquim Martinelli; delegado Koerich; delegada Regional, Tânia Harada. (Foto: Cleber Gomes)
Boa Vista SCPC
ACIJ possui serviço para análise e concessão de crédito
Com base em indicadores da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito, a inadimplência no país aumentou 1,04 % em fevereiro em comparação ao mesmo período do ano passado. No acumulado, os inadimplentes avançaram 2,04%, enquanto ao longo do ano o indicador cedeu 0,9%. A Boa Vista SCPC é uma parceira da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) e atende pessoas físicas e jurídicas. Facilita a análise e concessão de crédito, é uma solução em cobranças e previne fraudes financeiras. Em 2018, a entidade contabilizou 344 empresas tendo bons resultados com o serviço.
Outros dados da operadora também demonstram que em todo o país o indicador de recuperação de crédito registrou queda de 6,5% no primeiro trimestre de 2019 em comparação a 2018. Isso acontece por conta das dívidas vencidas e não pagas dentro de noventa dias. As empresas que não estiverem preparadas com novos sistemas de pagamentos e soluções serão afetadas diretamente. A Boa Vista é precursora do cadastro positivo – banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos e auxilia no controle dos pagamentos. Para mais informações entre em contato com o telefone (47) 3461-3370.
Diretas
NEGÓCIOS: A primeira sessão de negócios entre os novos associados da ACIJ será realizada no dia 30 de abril. Representantes das empresas que ingressaram na casa neste ano terão a oportunidade de prospectar relações comerciais entre os associados. Inicia às 7h30 com credenciamento, depois café de boas vindas e sessão de negócios.
LIDERANÇA: Pessoas interessadas em aprimorar conhecimentos para gerir equipes podem participar, gratuitamente, da palestra os desafios da liderança, no dia 25, na ACIJ.
CONCILIAÇÃO: Advogados, empresários podem participar gratuitamente do curso de capacitação de prepostos em conciliação, mediação e negociação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. Será no dia 25, das 14h às 17h, na ACIJ. A palestra aborda a importância de sensibilizar os empresários e seus representantes legais sobre a importância de métodos consensuais na solução de disputas em vez da judicialização.
Agenda
- 30/04, palestra: Conheça o método dream marketing, das 19h às 21h, no Salão Nobre Schulz.
- 30/04 e 02/05, curso: Time sprint – gestão do tempo e os cinco pilares da produtividade, das 18h30 às 22h30, na Sala João Joaquim Martinelli.
- 06 a 08/05, curso: Formação de almoxarifes, das 18h30 às 22h30, na Sala Nivaldo Nass.
Você sabia?
Os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul representam 36,3% da indústria catarinense com 231 mil empregos formais. Fonte: FIESC