O Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola recebeu R$ 126 milhões em investimentos nos últimos cinco anos para melhorar a estrutura de segurança de pousos e decolagens. Os valores são relativos à instalação de tecnologia, a obras e à duplicação do acesso. Para incentivar o uso do terminal joinvilense, as entidades lançaram a campanha Voe Por Joinville nesta quarta-feira, 8 de maio, em cerimônia no aeroporto. De caráter comunitário, a iniciativa busca aumentar a movimentação de passageiros e conseguir um número maior de voos e destinos.
A campanha espera contar com a adesão das empresas que investem alto na aquisição de passagens aéreas por outros terminais, como Curitiba ou Navegantes. “Temos de observar todas as oportunidades, investigá-las e atuar para que a gente possa ter aqui essa capacidade aeroportuária cada vez mais segura e ampliada”, disse o prefeito Udo Döhler. Também participaram do lançamento agências de viagens, órgãos do setor de turismo e integrantes do Conselho das Entidades Empresarias de Joinville.
“O nosso aeroporto é confortável e seguro, reúne tudo o que é possível para crescimento de passageiros”, avalia o diretor de Serviços e Suporte Jurídico da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gilvandro Vasconcellos.
Preços das passagens
Outro tema a ser discutido durante a campanha é o preço das passagens; quando compradas com antecedência, elas têm valor competitivos com outros aeroportos da região. É preciso levar em consideração a dinâmica das empresas, pois, quando comprados perto do dia do voo, o bilhete fica mais caro.
As peças, desenvolvidas pela TWC Comunicação, têm vídeo institucional; spot; outdoors e materiais para redes sociais. Está sendo usada a hashtag #VoePorJoinville com os seguintes motes: mais tempo, conforto e segurança. A campanha será crescente. Começou com o lançamento e gradativamente vai ganhando as ruas com outdoors, veiculação de vídeos e outros conteúdos.
“Podemos dizer que o nosso aeroporto, nas devidas proporções, está entre os mais modernos porque oito cidades do interior têm o ILS, incluindo Campinas e Guarulhos. Acreditamos que o setor público fez a sua parte com os investimentos e agora é o momento de a comunidade sair e chegar por aqui”, pondera o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Danilo Conti.
Mais dois voos
Atualmente, Gol, Latam e Azul voam para dois destinos: Congonhas e Campinas (Viracopos). O aeroporto de Joinville vai ganhar voo diário para Guarulhos com operação da Gol a partir de 6 de agosto. A chegada está prevista para as 23h e a saída, às 7h10.
Em julho, a Gol vai oferecer um voo extra com destino ao aeroporto de Congonhas, de domingo a sexta-feira, com saída de Congonhas às 12h20 e chegada em Joinville às 13h20. O retorno será praticamente imediato, partindo de Joinville às 13h50 com pouso previsto em Congonhas para as 14h50.
Voe Por Joinville
Integram o #VoePorJoinville a Associação Empresarial de Joinville (Acij), Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Joinville (Acomac), Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresas (Ajorpeme), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Prefeitura de Joinville, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), Câmara de Vereadores de Joinville, Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Sindicado de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina (Abav), entre outras entidades.
(Fotos: Jaksson Zanco e Poliana Santos)