Na semana que passou recebemos a visita do secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competividade, Carlos Alexandre da Costa, e do presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles. Estão numa cruzada em todo o país para criar mais empregos, especialmente em pequenas e médias empresas. Esse programa, conforme informamos às autoridades, terá êxito se customizado à realidade de cada região do Brasil. Em Joinville, e Santa Catarina como um todo não é diferente, o desemprego possui endereço certo: jovens procurando o primeiro trabalho e cidadãos sem qualificação.
“Empresas precisam se conscientizar da necessidade de estruturarem a própria mão de obra”
Há centenas de vagas não preenchidas na cidade e, ao mesmo tempo, pessoas pouco capacitadas em busca de emprego. Para quem não tem qualificação será uma tarefa mais difícil porque há uma tendência entre as empresas de dispensar esse tipo de mão de obra em benefício de novas tecnologias. Quanto aos mais jovens, é preciso criar um programa de capacitação tendo em vista que nossas escolas, infelizmente, não os preparam para o mercado de trabalho. À exceção do ensino médio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e, algumas escolas técnicas, pouco se investe na formação dos adolescentes. Eles passam de um ano a outro cumprindo o currículo escolar.
É necessária uma profunda reflexão sobre os jovens que estão sendo formados para o mercado de trabalho. As empresas precisam se conscientizar da necessidade de estruturarem a própria mão de obra porque há risco da tecnologia e inovação não encontrarem profissionais à altura. Isso inibirá o crescimento. Formar, treinar e capacitar deveria fazer parte do planejamento estratégico de qualquer organização; as pessoas continuarão sendo o centro da inovação. Sem elas, nada acontecerá.
GRATUITO: Os modelos de negócios passam por mudanças e tecnologia e inovação são essenciais. A ACIJ promove palestra aberta ao público com o tema como inovar no modelo de negócio e se destacar no mercado. Será amanhã, 28, às 19h, sem custo, com a coach Luana Peixoto.
CIPA: O Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho promove nesta quarta-feira, 29, das 13h às 18h, na ACIJ, o 3º Encontro das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) e 2ª Feira de Segurança e Saúde no Trabalho de Joinville (Fesest). São esperadas 300 pessoas. Para participar é preciso levar 2kg de alimento não perecível.
Agenda
- 3 a 6/06, workshop: Gestão na saúde, processos e estratégias que geram resultados, das 18h30 às 21h30, na Sala Nivaldo Nass.
- 4, 6, 11 e 13/06, curso: Técnicas de controladoria para pequenas e médias empresas, das 18h30 às 22h30, na Sala Moacir Wetzel.
- 5, 12, 19 e 26/06, curso: A ciência da felicidade, das 18h30 às 22h30, na Sala Martinelli.
Você sabia?
Em menos de um ano de atuação, a Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) GaranteNorte movimentou mais de R$ 2,5 milhões em avalização para cem micro e pequenos empreendedores da região Norte – Fonte: GaranteNorte