O Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre ficou negativo em 0,2%, corresponde a US$ 1,7 trilhão. É a primeira retração desde 2016. A soma impressiona se não compararmos com o valor de três companhias americanas. Apple, Amazon e Microsoft, juntas, têm preço de mercado acima de US$ 3 trilhões. A pura e fria constatação: toda a produção do Brasil, do primeiro trimestre, detém uma cotação abaixo da cifra dessas empresas. O país esteve entre as oito maiores economias do planeta e, atualmente, ocupa a 38º colocação, aquém do potencial. Isso se deve a desastrada administração, porque a ideologia inverteu os valores e lançou o país e o povo rumo a pobreza. Surpreende o fato de mais de 44% dos eleitores continuarem a apostar o voto neste descalabro. Aos poucos, confirmam-se as previsões dos economistas: o Brasil nos últimos quarenta anos teve duas décadas perdidas.
Doação para a comunidade
O Hospital Municipal São José completa 113 anos nesta semana e detém serviços referenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os 58 mil pacientes nestes primeiros meses demonstram que além dos cidadãos de Joinville, há pessoas de outros municípios sendo acolhidas nos cuidados à saúde. No passado, empresários se uniram para arrecadar recursos ao Zequinha e, de forma individual, também efetuaram doações. Amanhã a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) marca outra ação conjunta do setor privado: a doação de 21 macas. É um gesto simbólico para conscientizar a comunidade da necessidade de abraçarmos o hospital que atende a população de toda a região Norte. Precisamos olhar para os espaços públicos da cidade, principalmente, àquelas com interferência na população menos favorecida. Os hospitais são locais onde todas as pessoas voltam o olhar para o mesmo ponto: a sensibilidade da vida.
Legislativo catarinense
ACIJ defende permanência de turmas recursais em Joinville
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) busca centralizar as turmas recursais dos Juizados Especiais, em Florianópolis. Trata-se da segunda instância das ações julgadas nas áreas civil, criminal e fazendária. Em projeto encaminhado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) está prevista a extinção das unidades descentralizadas, é o caso de Joinville.
Caso haja aprovação por parte dos deputados estaduais, significa que os recursos julgados mais próximos ao cidadão serão todos realizados em Florianópolis. E o princípio constitucional de acesso à justiça se distancia, além disso, há acréscimo de custos aos jurisdicionados – pessoas físicas e jurídicas.
Neste contexto, a ACIJ pede aos deputados que não aprovem a extinção das turmas recursais no interior de Santa Catarina. E solicita ao próprio TJSC a reavaliação do projeto que tem como argumento o fato de as cidades não terem estrutura em detrimento de Florianópolis.
ELEIÇÃO: Hoje, às 18h30, a ACIJ reúne todos os conselhos, núcleos e comunidade interessada para apresentar a prestação de contas da diretoria, no período de 2018 a 2019. Antes, acontece a apuração da eleição da diretoria dos Conselhos Superior, Deliberativo e Fiscal e do Conselho das Entidades Patronais Conveniadas (Consep) e Conselho dos Núcleos.
FANTÁSTICO: O Núcleo de Corretoras da ACIJ realiza na sexta-feira, 7, às 8h, evento com o chefe secreto do Fantástico, o economista Leandro Soares, da Ciser. Ele vai abordar as lições durante a passagem pelo programa de TV, é uma oportunidade para troca de experiências sobre liderança de equipes.
GRATUITA: Como encantar clientes? Explorando conceitos e construindo caminhos estáveis e poderosos é tema de palestra gratuita na ACIJ, dia 12, das 19h às 20h30. O administrador Sérgio Acy Kollet, pós-graduado em gestão de pessoas e com atuação em equipes comerciais há 20 anos, vai falar acerca de postura profissional adequada ao ambiente de trabalho. Também vai abordar análise e abordagem das pessoas, com técnicas de programação neurolinguistica.
Agenda
- 11 e 12/06, curso: Administração de contas a pagar e a receber, das 18h30 às 21h30, na Sala Wetzel.
- 11 e 12/06, curso: Segurança no trabalho para líderes, das 18h30 às 22h30, na Sala Nivaldo Nass.
- 13/06, curso: Eneagrama, liderança com inteligência emocional, das 19h às 22h30, na Sala Martinelli.
Você sabia?
Em 2019, o saldo de exportação do país é de U$$ 72.149 e o de importação é de U$$ 55.765 milhões – Fonte: Balança Comercial Brasileira.