A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) recebeu honraria nacional pela atuação no desenvolvimento do município, apoio ao associativismo e empreendedorismo. O prêmio “Desenvolvimento Local” foi entregue pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) durante o 11º World Chambers Congress, Congresso Internacional de Associações Empresariais, nesta quarta-feira, 12, no Rio de Janeiro. A CACB reúne 2,3 mil associações no país.
Andreia Effting, presidente do Conselho dos Núcleos, foi escolhida pela diretoria da ACIJ para receber a premiação em nome da entidade. “É gratificante ter sido agraciada com esse destaque nacional porque estamos entre as três melhores do país. É o reconhecimento de todo trabalho de associados, núcleos, diretores e equipe de colaboradores, isso nos motiva a continuar no associativismo”, destacou. Durante o agradecimento, Andreia falou a integração entre núcleos, o apoio aos 1815 associados e, ponderou do posicionamento acerca das demandas da cidade junto os poderes.
Além da ACIJ, outras duas entidades do sistema CACB foram reconhecidas: as associações comerciais de Maringá (PR) e Ribeirão Preto (SP). “Temos um trabalho diferenciado com o desenvolvimento de capacitações e eventos de atualização realizados pelo Programa Empreender, com as consultorias de núcleos. E é por meio dos núcleos que nos relacionamos com a comunidade associada e conseguimos ter acesso a informações e necessidades das empresas de diversos segmentos”, celebra o presidente da ACIJ, João Joaquim Martinelli.
A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) se destacou com o Observatório Social, um movimento para melhorar a aplicação dos recursos financeiros do governo local, por meio de acompanhamento dos processos de compras e gestão de estoques. A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) mantém um departamento para acompanhar toda a ação dos poderes executivo e legislativo, funciona como um observatório municipal pelo qual é possível contribuir com a formulação de políticas vinculadas ás áreas comerciais e industriais, como alvará para empresas e análise de impostos municipais.
Programa Empreender
É um modelo alemão trazido para Santa Catarina, em 1991, por José Henrique Carneiro de Loyola, então presidente da ACIJ. As cidades de Joinville, Brusque e Blumenau foram as primeiras a desenvolver o trabalho colaborativo de empresas por meio dos núcleos setoriais. Neles os empresários discutem problemas e buscam soluções com apoio de um profissional vinculado a entidade empresarial. Na ACIJ, atualmente são quatro consultores responsáveis pelo atendimento aos 23 núcleos. A consultoria da ACIJ é destaque em Santa Catarina, estado referência no país na operação do Programa Empreender.