O presidente da Catarinense Pharma, Adriano Bornschein Silva, e vice-presidente da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), recebeu o título de Cidadão Benemérito. A honraria foi concedida pela Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) em sessão solene realizada nesta terça-feira, 16. A homenagem foi indicação do vereador Maurício Peixer (PL), com aprovação unanime dos 19 legisladores.
Entre as pessoas que prestigiaram o ato, o presidente da ACIJ, João Joaquim Martinelli; o vice-prefeito Nelson Coelho; o deputado federal Darci de Matos, além de familiares, inúmeros empresários, colaboradores e bombeiros voluntários – corporação da qual Silva faz parte. No dia 20 de agosto, o Título de Cidadão Honorário de Joinville será concedido ao presidente da ACIJ.
Adriano Bornschein Silva é formado em administração de empresas pelo Mackenzie, e com pós-graduação em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É a quarta geração do fundador do Laboratório Catarinense. Na empresa, atuou como diretor comercial e de marketing até 2003, a partir de 2011 passou a responder pela vice-presidência e em 2013 assumiu a presidência.
Catarinense Pharma é uma indústria farmacêutica de medicamentos fitoterápicos, vitamínicos e suplementares, cuja fundação remonta a 1919, quando a Farmácia Minerva surgiu em Curitiba. Em 1922, mudou-se para Joinville e passou a se chamar Farmácia Catarinense. A partir de 1945, obedecendo às determinações do Ministério da Saúde, as atividades de produção e de vendas foram separadas e a Farmácia Catarinense tornou-se o Laboratório Catarinense. Em 2015, com Bornschein Silva na gestão, a empresa passou a ser Catarinense Pharma, voltada ao desenvolvimento de mais de 120 produtos.
Fotos: Mauro Artur Schlick/CVJ