Com investimento sete mil metros quadrados de área construída, o Ágora Tech Park foi inaugurado na maior cidade do Estado. A fim de conectar os protagonistas do ecossistema de inovação, os desafios do novo centro tecnológico de Joinville foram apresentados na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) nesta segunda-feira, 1 de abril. O diretor comercial do Perini Business Park, Alison Takano, falou durante a reunião conduzida pelo vice-presidente da entidade, Evair Oenning.
Clique aqui e confira a apresentação
“O Ágora Tech Park, com seu prédio principal sendo o Ágora Hub, funciona com áreas compartilhadas, tem empresas, serviços e ambiente de convivência. Por mais digital que seja a inovação, ela acontece no mundo físico, com gente esbarrando em gente”, afirmou Takano. O centro de inovação reúne em um único espaço: universidade, governo, iniciativa privada e sociedade civil, mas também detém áreas compartilhadas e abertas à comunidade como espaços de convivência.
A iniciativa local tem como meta se transformar em referência nacional assim como o Porto Digital, em Recife (PE), e o Cubo de São Paulo (SP). Joinville é hoje o maior polo industrial catarinense, conta com mais de duas mil empresas de tecnologia e se destaca com elevado índice de eficiência para criação de startups. Apoiado institucionalmente pelo Governo do Estado, o parque integra a Rede de Centros de Inovação de Santa Catarina.
No ambiente físico do Ágora Tech Park haverá o Perini City Lab, um laboratório de soluções urbanas. Neste cenário, o diretor ponderou da importância das indústrias de médio e grande se engajarem nesse ecossistema de inovação. “Tem a possibilidade de estar fisicamente no Ágora Hub, mas também de apoiar ações de fomento e prospectar novos negócios”, explicou Takano. Além de ambientes de uso periódico, como auditório, salas de treinamento e reunião também possui praça de alimentação e jardins.