A geração de empregos é uma obstinação do empresário joinvilense. Por meio do trabalho, as famílias têm renda, podem consumir e melhorar a qualidade de vida. Adquirem dignidade. Joinville recuperou 10.845 vagas formais entre julho de 2018 a julho de 2019. No período de 12 meses, o saldo positivo de vagas se concentra no setor de serviços e na indústria da transformação. Os dados são do Cadastro Geral de Desempregados (Caged). Esse número faz de Joinville a líder estadual na geração de empregos e foram recuperadas vagas perdidas durante a crise. Mais alguns meses positivos e teremos superado o status de antes da crise.
“Santa Catarina na terceira melhor posição nacional em expansão de emprego formal”
Os números comprovam a importância de o setor produtivo ter segurança jurídica para investir, do contrário, os reflexos serão percebidos no movimento da economia e no consequente desemprego. Neste contexto, precisamos avançar na construção civil porque é o segmento que continua demitindo, ao invés de empregar, assim como comércio e, há saldos negativos no acumulado de um ano na indústria extrativista e agropecuária, também presentes na cidade.
No mês de junho, apesar do desempenho negativo do comércio e da construção civil, Joinville criou 511 novos empregos, o que muito nos orgulha. Merece destaque a indústria que criou 444 novas vagas, seguida do setor de serviços, que vem liderando as contratações no último ano. O município contribuiu para colocar Santa Catarina na terceira melhor posição nacional em expansão de emprego formal. Depois dos estados do Mato Grosso e Espírito Santo, somos a unidade federativa que mais emprega. Foram 55.908 novos empregos no Estado, o melhor desempenho desde 2015.
TÉCNICO E SUPERIOR
Associados podem ter desconto em instituições de ensino
Cinco instituições de ensino técnico, superior e pós-graduação possuem convenio com a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). Colaboradores das empresas associadas têm descontos em matrículas e mensalidades, sendo uma oportunidade de custear os estudos com menor custo. O benefício possibilita redução de 5% a 20% sobre o valor total pago pelo estudante.
Para ter direito ao desconto o aluno deve apresentar, na secretaria da instituição, a declaração de empresa associada, fornecida pela ACIJ, com a cópia da carteira de trabalho com o vínculo empregatício. A cada renovação da matrícula o pedido deve ser realizado. As instituições onde é possível o desconto são: o Centro Educacional BSSP, o Centro Universitário Católica de Santa Catarina, a Faculdade de Tecnologia Assessoritec, o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e a Sustentare Escola de Negócios.
GRATUITO: Pessoas em busca de melhores relações pessoais e profissionais podem participar gratuitamente da palestra comunicação com diferentes perfis na perspectiva do eneagrama. O tema com foco em autoconhecimento será abordado pela fundadora do Instituto Inebriat, Janaina Rhenns, nesta quarta-feira, 31, às 19h, na ACIJ.
EXEMPLO: Mulheres que inspiram será tema de painel na ACIJ com organização do Núcleo de Mulheres Empreendedoras. O evento acontecerá no dia 15 de agosto, às 19h, na sede da entidade. A gestora da Uninter, Daniela Henschel, a presidente da OAB Joinville, Maria de Lourdes Bello Zimath, a presidente da Companhia Águas de Joinville, Luana Siewert Pretto, vão falar sobre carreira, vida pessoal e outras atividades desenvolvidas para fortalecimento do público feminino.
Agenda
- 6, 12 e 13/08, curso: Lean essencial, das 18h30 às 22h30, na Sala Nivaldo Nass.
- 6, 7, 9 e 12/08, curso: Gerenciamento tributário, das 18h30 às 22h30, na Sala Wetzel.
- 6 a 8/08, curso: Negociação em compras e vendas, das 18h30 às 21h30, na Sala Martinelli.
Você sabia?
Em junho, eram 804.222 empresas ativas no Estado, sendo 59,3% empreendedores individuais, outras 6,5% empresas individuais de responsabilidade limitada e de sociedade limitada representam 32,4%. Fonte – SDE.