Joinville é um dos municípios brasileiros promotores do Dia Nacional da Construção Social com promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O evento reúne trabalhadores do setor, familiares e comunidade em atividades de lazer, recreação, exposições, shows culturais e serviços gratuitos nas áreas de saúde, esporte, cultura, educação, cidadania e segurança do trabalho. Será no sábado, 17, gratuitamente, das 13h às 17h, no Serviço Social do Comércio (SESC).
Além de concorrer a brindes e prêmios como moto, bicicleta, televisão e eletrodomésticos, os participantes também recebem lanches. No ano passado, o encontro reuniu na cidade de 2,5 mil pessoas e contabilizou mais de 18 mil atendimentos. A temática desta edição é sobre as constantes mudanças no mercado de trabalho e nos impactos da tecnologia na indústria. A intenção é reforçar a necessidade de atualização dos trabalhadores e promover a reflexão sobre as transformações da indústria da construção civil.
Para o vice-presidente da CBIC, Marcos Antonio Corsini, o Dia Nacional da Construção Social é o mais importante evento do setor voltado à promoção da responsabilidade social empresarial e é realizado desde 2007. “Este ano, o foco são as mudanças nas funções da construção civil e como os trabalhadores devem se adaptar para manter a empregabilidade alta. A ideia é fazer capacitações nesse sentido”, comenta Corsini – também diretor financeiro da ACIJ.
Em Joinville, a organização conta com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON), Serviço Social da Indústria da Construção (SECONCI) e da Federação da Indústria de Santa Catarina (FIESC) e SESC. O evento vai oferecer recreação infantil, torneio de pênaltis com atletas de futsal Joinville Esporte Clube (JEC) Krona Futsal, exposição de carros antigos do Veteran Car Club, aulas de dança e apresentações culturais. Também haverá feira de adoção de animais. O Instituto Geral de Perícias (IGP) vai emitir de carteiras de identidade.
Programação em Joinville
- avaliação capilar, corporal, odontológica e de pressão arterial;
- corte de cabelo e barbearia;
- massoterapia;
- oficina de remédios genéricos;
- orientação nutricional e atividades físicas;
- teste de glicemia e de visão;
- adoção de animais;
- emissão de 100 carteiras de identidade;
- brincadeiras educativas;
- brinquedos infláveis com cama elástica e tobogã;
- piscina de bolinhas;
- pintura facial infantil.