A Câmara de Vereadores entregou o título de Cidadão Honorário ao advogado e presidente da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), João Joaquim Martinelli. A homenagem foi concedida nesta terça-feira, 20, durante sessão solene proposta por James Schroeder (PDT) e presidida por Claudio Aragão (MDB). O título é destinado a pessoas nascidas em outras cidades que tenham prestado relevantes serviços à comunidade.
O vereador proponente lembrou a origem humilde, descendente de italianos, a passagem pelo seminário e, o começo difícil em São Paulo. “Suas qualidades como empresário e sua inteligência acima da média fizeram com que seus pares o mantivessem por quatro mandatos consecutivos a frente da maior entidade empresarial de Santa Catarina”, afirmou James Schroeder.
Durante o uso da palavra, o vice-prefeito Nelson Coelho abordou utopias. “Sonhar não leva você ao objetivo, mais do que sonhar, o Martinelli se dedicou, trabalhou e, as coisas foram acontecendo. Para o sucesso, somente o trabalho vai te levar até ele.” Em mensagem gravada em vídeo, o prefeito Udo Döhler disse acompanhar a trajetória do homenageado. “É oportuna à homenagem que a cidade lhe oferece por meio do Poder Legislativo. Acompanho a sua militância institucional, tão ou mais importante e seu compromisso associativista em melhorar a qualidade de vida de nossa gente”, destacou.
Em seu discurso, Martinelli destacou sobre quando lhe perguntaram acerca do título, respondeu: “Aceito com uma honra enorme. Tenho o maior orgulho de ser Cidadão Honorário de Joinville e espero que todos se orgulhem de serem cidadãos dessa cidade. A cidade do plástico, da fundição, das autopeças, dos metais, das startups, das montadores, do Perini Bussines Park, da Escola do Teatro Bolshoi, do Festival de Dança, da Festa das Flores, da ACIJ, do JEC”, destacou.
Para o vice-presidente da ACIJ, Ovandi Rosenstock, o destaque do empresário se vale pelo convívio na comunidade, associações e entidades de classe. “É uma pedra lapidada, ético com seus colaboradores, empresas”. A solenidade foi prestigiada pela família, autoridade, empresários do Conselho Superior da ACIJ, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comunidade.
Trajetória
Nascido em Siderópolis, em 1951, João Martinelli tem três filhos e seis netos. Formou-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP). É consultor de empresas há mais de 35 anos, com participação em conselhos de administração e processos de sucessão empresarial. Preside a Martinelli Advogados, fundada em 1997, e é presidente da ACIJ pelo quarto mandato.
Imagens: Mauro Schlieck/CVJ