Empresas com tributação do imposto de renda com base no lucro real podem destinar parte dos valores para financiar projetos aprovados nas leis de incentivo fiscal, sejam elas de âmbito municipal, estadual ou nacional. Todos os contadores e escritórios de contabilidade devem se engajar nos projetos comunitários, fazendo com que parte dos recursos dos impostos sejam aplicados, diretamente, em nossa cidade. São ações voltadas ao esporte, cultura, saúde, arte, educação e assistência social.
“A ACIJ defende que as empresas com imposto de renda a pagar, tributadas pela modalidade de lucro real, apoiem os projetos comunitários do nosso município”
Os cadastrados no Banco Social da ACIJ são: Feira do Livro; Teatro Playback; Escola do Teatro Bolshoi no Brasil; Esporte de Combate; Esporte de Invasão; Esportes de Marca; Esportes de Rede; Festival de Corais de Joinville; Festival de Dança de Joinville; Manutenção do Teatro Juarez Machado; Polo de Produção Musical; Orquestra Prelúdio e Coro Vox Camerata; Orquestra Prelúdio vai ao Cinema; Piso Modular Indoor; Programa de Iniciação de Esportes em Rede; Projeto Esportes de Combate; Restauração da Igreja da Paz.
Além da relação dos 17 projetos, Joinville possui outras iniciativas sociais carecendo de estímulo. A ACIJ defende que as empresas com imposto de renda a pagar, tributadas pela modalidade de lucro real, apoiem os projetos comunitários do nosso município. O Banco Social da entidade foi fundado em 2016 para apoiar iniciativas comunitárias que contribuem com o coletivo. Ajudar nossa comunidade é boa prática empresarial.
NUCLEADOS
Associados podem ter acesso ao Programa Alta Performance
Integrantes da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) podem se credenciar no Programa Alta Performance (PAP). Fomentar o associativismo, o empreendedorismo, a geração de negócios entre os associados e a comunidade são os objetivos da iniciativa institucional. Os serviços serão voltados à consultoria e assessoria; gestão de projetos; treinamento e capacitação; tecnologia, sistemas e automação.
Para ter acesso é necessário ser membro da ACIJ e também participar de algum núcleo, além das habilidades e competências comprovadas na área de atuação. Associados, sendo pessoas físicas ou jurídicas, investidores e pesquisadores podem participar. É um trabalho colaborativo com intuito de melhorar a competitividade dos associados e aproximar a comunidade empresarial do Norte de Santa Catarina.
O programa surgiu depois de os nucleados realizarem apontamentos acerca da necessidade de interação entre os diversos segmentos da ACIJ e, como consequência, a ampliação dos negócios entre associados. Na prática, a prestação dos serviços vai ocorrer com a transferência de tecnologia ou conhecimento entre empresas, sendo o Núcleo de Gestão Empresarial o mediador das relações comerciais. O PAP vai receber e coordenar as demandas empresariais e integrar com os demais núcleos da entidade.
Agenda
- 09 e 10/09, workshop: Impulsão empresarial, das 19h às 22h, na Sala Wetzel.
- 10 e 12/09, curso: Treinamento e desenvolvimento na prática, das 18h30 às 22h, na Sala Bogo.
- 10, 11, 17 e 18/09, curso: Gestão estratégica de aquisição e compras, das 8h30 às 12h30, na Sala Nivaldo Nass.
EXPOINOVAÇÃO: Joinville recebe nesta semana, 3 e 4, a Expoinovação 2019, no Teatro Juarez Machado. A ACIJ vai sediar dois painéis da programação na quarta-feira. Cultura e inovação nas organizações, às 14h, no Salão Tigre, com Andrei Bosco (Arcelor Mittal), Silvia Barcik (Renault Brasil) e Rafael Salomão (Tigre S.A.). Depois, às 16h, a temática LGPD e propriedade intelectual, com Ilze Cidral Martins (Stagio), André Valadão (Martinelli Advogados) e Rafael Salomão (Tigre S.A.).
NÚCLEO: Na segunda-feira, 12, na ACIJ, acontece o fórum joinvilense sobre segurança hídrica com organização do Núcleo de Meio Ambiente da ACIJ e Companhia Águas de Joinville. Das 13h30 às 17h30 serão debatidos temas como contaminação hídrica, o uso da água nas indústrias e o mapeamento hidrogeológico do município.
ESTÁGIO: Empresas com intuito de ter estagiários do ensino médio, estudantes de escolas da rede estadual, devem realizar convênio com a Coordenadoria Regional de Educação de Joinville (CRE). O local funciona das 12h30 às 19h, na rua Nove de Março, 817. A nova normativa prevê a contratação de jovens do nono ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, em estágio não obrigatório e remunerado.
Você sabia?
O crédito livre para pessoas jurídicas somou R$ 813 bilhões em julho, com contração de 1,7% no mês e expansão de 8,7% em doze meses. Os dados são relativos ao fluxo de caixa e redução em operações de comércio exterior – Fonte: BCB