Neste sábado, 17 equipes de brigadistas de empresas de Joinville e região se reuniram para competir no segundo Desafio das Brigadas. A empresa Menegotti Indústrias Metalúrgicas (imagem acima), de Schroeder ficou em primeiro lugar. A Kavo Kerr em segundo e a terceira colocação foi para a Tigre Tubos e Conexões. O Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) promoveu o evento com a parceria com Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ). Ambas receberam troféus ao término das provas que ocorreram no centro de ensino da corporação, na Zona Industrial, região Norte da cidade.
O Desafio das Brigadas teve 20 provas com transposição de obstáculos, combate ao fogo com uso de água e extintor e atendimento pré-hospitalar é um teste de conhecimento sobre a atividade dos brigadistas. As equipes mais bem colocadas, com oito brigadistas uniformizados, executaram as tarefas em menor tempo e com mais eficiência técnica.
O diretor administrativo da ACIJ, Ivan Hudler, representou a entidade na ocasião e destacou o trabalho desenvolvido pelos núcleos. “Os núcleos provem interação da entidade com diversos setores das empresas, apresentam inovação, troca de conhecimento e informações”, disse.
Segundo o presidente do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho, Maciel Alexandre de Moraes, neste ano um dos diferenciais foi o grande número de participantes; no ano passado foram seis equipes e nesta segunda edição 17. “Acredito que a troca de informações com as boas práticas entre as empresas participantes fortalece e contribui com a prevenção em emergências, tanto nas áreas industrial como também na comunidade”, destacou.
Também participaram as equipes da: Britânia Eletrodomésticos; Ciser Parafusos e Porcas; Comunidade Deus Provedor; Companhia Fabril Lepper; Docol Metais Sanitários; Embraco; Fremax; Granaço Fundição de Aço; General Motors; Incasa Produtos Químicos; Opa Bier; Whirlpool S.A; Termotécnica; e Tupy S.A.
“Acredito que a troca de informações com as boas práticas entre as empresas participantes vai fortalecer e contribuir com a prevenção em emergências, tanto nas áreas industrial como também na comunidade”, destaco o comandante do CBVJ, Carlos Kelm, afirmou que esta foi uma oportunidade importante para troca, aprimoramento de conhecimento e integração do trabalho entre brigadas e bombeiros voluntários.
Imagens: Jailson Silveira/ACIJKavo Kerr, segundo lugar
Tigre, terceiro lugar