A segunda edição da Feira das Construtoras inicia hoje, 18, e segue até o próximo domingo, 27, das 10h às 22h, no Garten Shopping. Além do lançamento de sete empreendimentos, oito construtoras irão oferecer mais de 1,2 mil apartamentos prontos, em construção ou na planta. A organização é do Sindicato da Indústria Construção Civil de Joinville (Sinduscon), conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e tem apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
Estandes de construtoras e incorporadoras como Axia Vectra Empreendimentos, Daxo Construtora, Grupo Estrutura, Hacasa Empreendimentos Imobiliários, Investcorp Empreendimentos, Rôgga Empreendimentos, Viplan Engenharia e Wecon Empreendimentos e Construções. Apartamentos com preços que variam de R$ 134 mil a R$ 8 milhões integram a mostra.
De acordo com o vice-presidente da Regional Sul na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Marco Antônio Corsini, é importante fomentar novos negócios. “Com os bons indicadores do mercado nacional, estamos otimistas de que os consumidores voltaram a ter confiança na economia e nas incorporadoras. Um bom indício é o lançamento de novos empreendimentos na feira”, afirma.
Segundo o presidente do Sinduscon, Vilson Buss, há estabilidade dos preços, os juros estão mais baixos para o financiamento imobiliário e as empresas estão dispostas a oferecer descontos. “Percebemos uma retomada no mercado imobiliário e entendemos que a oportunidade é excelente para quem deseja comprar um apartamento”, diz.
Durante o evento, a Caixa Econômica Federal vai orientar os compradores e fará simulações de crédito e financiamentos. “A segunda Feira das Construtoras é uma oportunidade para o cliente adquirir o imóvel com melhores condições”, avalia o superintendente Regional da Caixa, Jacemar Bittencourt de Souza.
Indicadores nacionais
No Brasil, segundo levantamento divulgado pela CBIC, as vendas cresceram 16% no segundo trimestre deste ano se comparadas ao mesmo período do ano passado. O desempenho em São Paulo, balizador para o mercado nacional, também demonstra a boa fase do setor. O lançamento de imóveis residenciais na capital paulista bateu recorde em 12 meses, com alta de 48,2% em comparação à média anterior e as vendas, no período, cresceram 39,9%. Os lançamentos tiveram incremento de 15,4% no primeiro semestre de 2019 em relação aos seis primeiros meses do ano passado. Em Joinville, as vendas acompanham a tendência nacional, com aumento de 12% registrado no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2018.