A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) definiu no início da semana a suspensão das atividades até a Páscoa, 12 de abril, mas podem ser estendidas por maior prazo conforme a evolução do coronavírus (Covid-19). Estão cancelados todos os cursos de capacitação, agenda de Núcleos Setoriais, eventos e reuniões presenciais. Colaboradores trabalham de casa, exceto o plantão do jurídico e da assessoria de imprensa da entidade que integram o comitê de crise formado pela diretoria.
Aos associados e comunidade que tenham dúvidas, a ACIJ disponibilizou o e-mail acij@acij.com.br ou whatsapp business (47) 3461-3359. Todas as medidas adotadas seguem a orientação do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria Municipal e visam a prevenção, combate e enfrentamento a doença declarada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Grandes eventos como o Meeting Comex e o Prêmio Akademos de Educação estão suspensos e serão reagendados. O Prêmio ACIJ Mulheres Que Inspiram permanece com inscrições abertas pela internet porque a premiação será somente em agosto. Saiba mais em acij.com.br.
Manutenção dos empregos e da economia
Está em discussão com o Governo do Estado para que as indústrias operem com capacidade produtiva de até 30% a partir da semana que vem, um movimento liderado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). No entanto, devido a economia diversificada, outros setores poderão ter se seguir normas diferenciadas. O decreto será publicado pelo Governo do Estado nos próximos dias.
Segundo o presidente da entidade, as grandes empresas têm condições de dar férias coletivas por 30 dias. “No entanto, como o cenário do coronavírus vai se estender por alguns meses, a economia não poderá parar completamente. O foco é manter o emprego, com coerência, consenso, viabilidade e a capacidade mínima de operação para poder preservar os a geração de renda da população”.
Covid-19
Entre os sintomas estão a coriza, tosse, dores no corpo e diarreia. Segundo Ministério da Saúde, quem retornou de viajem ao exterior deve ter isolamento domiciliar por sete dias depois do desembarque. Pessoas acima de 60 anos e doentes crônicos devem evitar locais de aglomeração. Pessoas com doenças autoimunes e condições respiratórias antecedentes, há gravida devido à sensibilidade dos pulmões. Para se prevenir, a orientação é lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; e se estiver doente, mantenha os ambientes bem ventilados; procure uma unidade de saúde caso tenha sintomas de febre, coriza, dor de cabeça e garganta depois deter viajado para Europa, Ásia, África e Estados Unidos.