Com iniciativa do comitê de crise da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) entra em funcionamento na próxima semana o Centro de Triagem do coronavírus montado anexo ao ginásio da Associação Atlética Tupy, no bairro Boa Vista. O local vai funcionar com 25 salas, sendo 20 para avaliação clínica, gratuita. Dar suporte para as unidades de saúde da cidade e evitar a superlotação e aglomeração nas unidades hospitalares da cidade é o objetivo principal do espaço.
O projeto é liderado pelo vice-presidente da entidade e CEO da Tupy S.A., Fernando Cestari de Rizzo. “Em Joinville, o setor público e o privado estão unidos em busca das melhores soluções para a preservar a saúde de todos. Como empresa e, orientados pelos nossos valores, temos o dever moral de contribuir e o espaço de triagem é um exemplo de que juntos podemos fazer mais”, avalia Rizzo. A parte médica será coordenada pelo infectologista Luiz Henrique Melo.
Para o presidente da ACIJ, João Joaquim Martinelli, a palavra durante a crise é a união. “Nenhum sistema de saúde por melhor que seja está totalmente preparado para uma pandemia, vejamos a Itália. É o momento de auxiliarmos e, a nossa entidade com a parceria de inúmeros associados contribui com a ação. Adquirimos diversos materiais com a campanha de arrecadação de recursos junto a diretoria e, nos surpreendeu também o engajamento da comunidade que tem feito doações”.
Como vai funcionar
A Universidade da Região de Joinville (Univille) irá ceder acadêmicos do último ano do curso de medicina para atuarem no local com outros profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, sob coordenação do infectologista Luiz Henrique Melo. “Inicialmente, teremos 20 pessoas atendendo por turno de seis horas e farão a análise simultânea de 20 pessoas durante 24 horas do dia”, explica Melo.
O paciente com suspeita de coronavírus vai acessar um aplicativo de casa e realizar o cadastro com dados documentais. Depois vai responder algumas perguntas de caráter clínico, uma pré-avaliação médica. “O próprio aplicativo vai responder ao cidadão se ele deve ligar para central telefônica do coronavírus em Joinville, dirigir-se a Central de Triagem ou imediatamente a um hospital”, explica Melo.
Ao chegar na Central de Triagem o paciente é encaminhado para avaliação em áreas com ambulatório e macas. Na forma como o espaço foi planejado e montado, as pessoas que chegam não têm contato com outras que passaram por avaliação e estão de saída. Também haverá ambulância de plantão para encaminhamentos aos hospitais. Acerca da pandemia, segundo o médico o Estado ainda está na fase ascendente da curva de contaminação e por isso as pessoas que são do grupo de risco devem permanecer em casa.
Para tirar dúvidas sobre a doença, os cidadãos podem contatar o Ligue-Saúde, da Secretaria da Saúde de Joinville. É preciso telefonar para o número (47) 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30. A central está instalada na Secretaria da Saúde com 20 estações de atendimento. Do outro lado da linha está um médico da rede pública ou um médico voluntário para esclarecer dúvidas.
Imagens: Carlos Junior