Em todas as conversas que teve ao longo de sua primeira semana como presidente da ACIJ, o empresário Marco Antonio Corsini tem reiterado, quase como um mantra, cinco pontos que vai priorizar neste começo de mandato.
BANDEIRAS
“A ACIJ tem no seu DNA a permanente defesa e articulação de bandeiras comunitárias e estruturais. Mobilidade, meio ambiente, infraestrutura e reforma tributária são alguns exemplos de lutas históricas da entidade. Vamos contar muito com o conhecimento e experiência dos nossos vice-presidentes na condução das bandeiras. Quem mais entende do tema é a pessoa mais indicada para liderar cada uma das frentes”.
LEGISLAÇÃO
“Nossa entidade tem a relevante missão de representar as causas dos associados e da comunidade. Vamos manter e ampliar os canais de articulação com a classe política, não apenas para cobrar dos poderes Executivos. Temos percebido que nos posicionarmos às vésperas de votações relevantes nos Legislativos tem surtido pouco efeito. Precisamos municiar parlamentares nas esferas municipal, estadual e federal com informações, argumentos e dados que embasem projetos de lei que atendam às necessidades do setor produtivo e da nossa comunidade”.
VISÃO SOCIAL
“Tão logo surgiram os primeiros indícios de que a Covid 19 tomaria as proporções que temos enfrentado, o presidente João Martinelli liderou a criação do nosso comitê de crise, com apoio de toda a diretoria, especialistas e parceiros. O resultado foi um engajamento tão grande e uma articulação tão efetiva da iniciativa privada que a saúde pública de Joinville passará a contar com mais de 100 novos leitos hospitalares até meados de agosto; mais da metade do número projetado já está em operação, inclusive com respiradores. Este exemplo representa uma vocação da ACIJ que precisamos manter e ampliar pelo bem da sociedade”.
DESEMPREGO
“O desemprego, que já era alto, cresceu ainda mais com a crise provocada pela pandemia. Não se vive sem trabalho. A ajuda do governo é transitória. As pessoas precisam ter trabalho para sustentar suas famílias, para manter a dignidade e para ajudar a economia a girar num círculo virtuoso. Vamos em busca da ajuda dos governantes para repor o máximo possível de vagas”.
110 ANOS
“A contagem regressiva já está em andamento. No dia 16 de fevereiro de 2021, a ACIJ completa 110 anos de atividades. É um marco que será tratado à altura da relevância da trajetória da entidade, não apenas com celebração festiva, com muito serviço e entregas para os associados e para a comunidade”.