A partir da próxima semana, a Secretaria da Saúde de Joinville vai iniciar a prescrição da cloroquina para pacientes com diagnóstico confirmado ou com sintomas leves de Covid-19. A Prefeitura informa que a decisão tem como base a última atualização da publicação do Ministério da Saúde “Orientações do Ministério da Saúde para manuseio medicamentoso de pacientes com diagnóstico da Covid-19”, que sugere o uso da cloroquina e/ou hidroxicloroquina para o tratamento de casos suspeitos ou confirmados.
A prescrição da cloroquina será realizada após criteriosa avaliação médica, com realização de anamnese, exame físico e exames complementares. Além disso, a utilização dependerá do consentimento do paciente, que deverá ser formalizado com a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
“A opção pela cloroquina sempre houve e estava sendo usada por vários profissionais em seus consultórios e em estudos dentro dos hospitais. Em junho, o Ministério da Saúde publicou o protocolo de uso para casos leves e moderados para o SUS, conforme critério médico e, neste mês, o governo federal nos enviou a medicação”, relata a diretora técnica da Secretaria de Saúde, Luana Garcia Ferrabone.
A cloroquina fornecida pelo Ministério da Saúde estará disponível nas seguintes Unidades Básicas de Saúde de Joinville: Costa e Silva, Floresta, Jarivatuba e Vila Nova.
Como é um medicamento de controle especial, só poderá ser dispensada ao usuário pelo farmacêutico da Unidade Básica de Saúde mediante apresentação obrigatória dos seguintes documentos: prescrição médica em duas vias, em receituário de controle especial do SUS; cartão do SUS; documento de identificação pessoal; termo de ciência e responsabilidade para uso da cloroquina preenchido pelo paciente.