O que a gente ama fazer?
No que a gente é bom?
O que a gente ganha para fazer?
O que é bom para o mundo?
Estas foram as perguntas iniciais que participantes do Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACIJ se fizeram na manhã do dia 27 de julho, com o objetivo de rever o propósito do grupo. Foi um encontro muito participativo e produtivo, que resultou em mais adaptações e novas experiências nestes tempos de distanciamento social.
As perguntas iniciais fazem parte da metodologia Ikigai (expressão japonesa que significa razão de viver, aquilo que faz sentido para você). “Foi a minha primeira experiência em mediar a construção de propósito de forma virtual. Fique feliz com o resultado”, relata a consultora Letícia Peters Buss, responsável pela condução do grupo. O propósito revisado do grupo é “disseminar a cultura de inovação, conectando e inspirando as pessoas para serem protagonistas e transformarem ideias em soluções e negócios sustentáveis”.
Ferramentas como Jamboard.Google e Mentimeter passaram a fazer parte do dia a dia dos consultores da ACIJ para mediar os trabalhos dos núcleos e outros grupos mantidos pela entidade. E os resultados têm sido muito bons, comprovando a versatilidade e flexibilidade dos grupos para se adaptar rapidamente a situações desafiadoras como a que estamos enfrentando.