O Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da ACIJ recebeu no dia 25 de setembro o prêmio ouro no Prêmio Proteção Brasil 2020, da Revista Proteção, a mais importante distinção brasileira na área de saúde e segurança do trabalho.
A premiação foi entregue no encerramento do Congresso SST 2020, em São Paulo. E ainda havia uma surpresa reservada ao núcleo da ACIJ, que ganhou o Capacete de Ouro, prêmio concedido como melhor case da região Sul.
A distinção é considerada o “Oscar” do setor no País, por ser a mais importante em Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Nesta edição, 155 projetos foram inscritos no Brasil.
Inspirado no slogan da ACIJ – Sua Empresa Mais Forte –, o trabalho premiado na categoria de ações institucionais tem o nome de “Segurança e Saúde + Fortes”. O case inclui projetos desenvolvidos pelo Núcleo desde 2017, como encontros de Cipas, feiras de saúde e segurança do trabalho, seminários de ergonomia, desafios de brigadas de incêndio, seminários de normas e o desafio frente à pandemia.
Para o presidente do Núcleo, Jackson Franco, “a premiação coroou o empenho de todos os associados, que têm como prioridade a preservação da vida dos trabalhadores”. Além de ser importante para o setor, o Prêmio Proteção Brasil também contribui para a melhoria das condições de trabalho ao incentivar investimentos no setor.
“Muitas empresas que fazem parte do Núcleo obtiveram melhoria em seus indicadores de acidentes e doenças e possuem ações reconhecidas local e nacionalmente. Considerando o alcance e a importância que a ACIJ possui no empresariado, o público impactado pelas ações do Núcleo pode chegar próximo a 180 mil trabalhadores”, conclui Jackson Franco.
O Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho nasceu em 2004, com o objetivo de capacitar, valorizar e integrar os profissionais e fortalecer a prevenção de acidentes e doenças, para garantia do bem-estar dos trabalhadores e proteção legal às organizações.