ACIJ, Estado e Prefeitura realizaram nesta segunda-feira, dia 26, a penúltima reunião de trabalho para desenvolvimento dos projetos executivos do elevado da duplicação da avenida Hans Dieter Schmidt/Edgar Meister, da abertura do Eixo K e da abertura da avenida Almirante Jaceguay.
Estas são três das cinco obras do Eixo de Desenvolvimento Norte, região por onde trafegam 4% do PIB de Santa Catarina. As outras duas obras são a duplicação do trecho urbano da rua Dona Francisca e a revitalização da rua Edmundo Dowbrava.
Durante a reunião, a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (SEPUD) revelou um estudo do tráfego na região a partir da conclusão do elevado. A simulação projeta que o novo equipamento de trânsito proporcionará uma economia de tempo acima de 30% para os veículos que passam no cruzamento da Hans Dieter Schmidt com a Dona Francisca.
Representando o Estado, participaram da reunião o secretário da Fazenda, Paulo Eli; o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, e seu adjunto, Ricardo Stodieck.
Pelo Município, participaram o prefeito Udo Döhler; o titular da SEPUD, Rafael Bendo; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Caio Pires do Amaral; e a presidente da Companhia Águas de Joinville, Luana Siewert Pretto.
Da ACIJ, participaram o presidente Marco Antonio Corsini; o vice da Bandeira de Infraestrutura Marcelo Hack; o diretor executivo Marcos Krelling; e representante da Azimute, empresa de engenharia contratada pela ACIJ para desenvolvimento dos projetos executivos.
A reunião final do grupo de trabalho está marcada para 9 de novembro. Uma semana depois, no dia 16, a ACIJ entregará os projetos ao Estado, em tempo hábil para a inclusão das obras no orçamento de 2021.
“Estamos vendo aqui uma integração entre poder público e setor produtivo que é exemplo para todo o Brasil”, observou o prefeito Udo Döhler.
“O saneamento financeiro do Estado vai permitir investimento com recursos próprios em obras novas como estas”, afirmou o secretário Paulo Eli.
“O Eixo de Desenvolvimento Norte é um investimento que resultará em melhoria de qualidade de vida para quem trafega por ali, mais empregos, mais geração de renda e também mais retorno para o Estado”, comentou o presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini.