Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Este é o enunciado do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 12 das Nações Unidas.
Como signatária desta agenda da ONU, a ACIJ contribui para este objetivo em atividades funcionais do dia a dia, como eliminação de listas físicas de presenças e gestão digital de documentos e cadastros, além de torneiras automáticas e separação do lixo.
Isoladas, iniciativas como estas podem até parecer modestas. Mas ao se somar o saldo acumulado do ano com os de ações semelhantes de outras organizações, este resultado fica gigante. Exatamente como prega a ONU.
A ACIJ ainda conta com soluções de consumo sustentável mais complexas e com excelentes resultados, como a usina de energia solar e o sistema de reaproveitamento de água da chuva na sede da entidade.
Todos os núcleos setoriais da casa trabalham a agenda de eliminação de desperdício. E muitos têm este princípio no seu planejamento estratégico, como o de Gestão Ambiental e Saneamento, o de Meio Ambiente, o de Qualidade, o de Construção Civil e o de Tecnologia e Inovação.