Um dos prédios mais emblemáticos de Joinville, a sede do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville teve homologado o processo de tombamento e agora passa a ser protegido como patrimônio histórico. Confira a seguir a análise do jornalista Jefferson Saavedra, da NSC Comunicação.
Um dos imóveis mais tradicionais de Joinville está protegido pelo patrimônio histórico. A sede dos bombeiros voluntários, localizada na rua Jaguaruna, teve homologado o tombamento definitivo da construção. A portaria da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville publicada nesta semana inclui a torre da construçao da área central.
Em operação desde 1892, a corporação de Joinville é mais antiga entre as entidades de bombeiros voluntárias no País. O imóvel da sede agora tombada, construída na década de 50, marcou uma nova fase da corporação, com maior participação empresarial na administração. Naquele momento, foi criada a Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.
O terreno da nova construção na rua Jaguaruna foi o mesmo usado na primeira sede, erguida em 1913. Em 1956, quando a nova sede foi inaugurada, a torre da sirene, também usada no treinamento dos bombeiros, era o ponto mais alto de Joinville. A estrutura, reformada em 2017, é um dos setores do museu dos bombeiros. A torre também é utilizada para a secagem das mangueiras, no vão central, além de treinos verticais.