Nesta sexta-feira, dia 5 de março, os órgãos que integram o Comitê de Ação e Fiscalização do Gabinete de Crise da Prefeitura de Joinville farão a segunda edição da operação integrada de fiscalização para garantir que as medidas de enfrentamento à covid-19 sejam respeitadas.
As atividades do grupo vão contar com cerca de 100 profissionais das forças de segurança e fiscalização, que irão atuar em todos os bairros de Joinville. Embora as ações tenham foco educativo e orientativo, quem for flagrado em desacordo com as normas pode ser penalizado.
O Decreto Estadual 1.172 determina que serviços não essenciais sejam suspensos entre às 23h de sexta-feira (dia 5) e 6h de segunda-feira (dia 8).
Paralelo a isso, há restrições sobre a quantidade de pessoas que podem estar em determinados estabelecimentos. No site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/JlleMedidasCovid-19) é possível encontrar um detalhamento sobre a legislação vigente.
Participam da operação as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Voluntários, Bombeiro Militares, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, Defesa Civil, Secretaria da Saúde, Secretaria de Infraestrutura Urbana e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
“A fiscalização tem como objetivo garantir o cumprimento das medidas e, consequentemente, auxiliar no controle da pandemia. A operação conjunta será na noite de sexta e madrugada de sábado, mas o trabalho de monitoramento é contínuo”, explica o capitão Paulo Rogério Rigo, secretário da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública e coordenador do comitê.