Com o aumento dos casos de covid-19, a Secretaria da Saúde de Joinville reestruturou a rede para garantir atendimento adequado para os pacientes com sintomas da doença e também para as demais patologias.
Além desta organização, a Prefeitura de Joinville tem investido na abertura de novos leitos em Unidades Terapia Intensiva e enfermarias, na contratação de profissionais e na compra de medicamentos, equipamentos e testes para diagnosticar a covid-19.
Pacientes com sintomas respiratórios podem buscar auxílio médico no Centro de Triagem Tupy, que atende todos os dias, das 7h às 22h, incluindo finais de semana.
Também estão disponíveis as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) Aventureiro III e Costa e Silva, que atuam entre 7h e 22h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 19h aos fins de semana. A UBSF Pirabeiraba oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Leste e Sul agora atuam como Hospitais de Campanha e atendem pacientes encaminhados por outras unidades. Este direcionamento também é feito para o Hospital São José.
Já os pacientes com suspeita de outras doenças e que não têm sintomas respiratórios podem buscar atendimento médico na UBSF João Costa e no PA Norte, que atendem 24h, todos os dias. As demais Unidades de Saúde da Família também prestam este serviço de segunda a sexta-feira. É importante ressaltar que, com o aumento na demanda, o tempo de espera pode ser maior do que o de costume.
A relação completa com endereços e horários de atendimento está disponível no site da Prefeitura de Joinville, no link http://bit.ly/UnidadesBasicasdeSaude. No Web Saúde, a população pode obter orientações via WhatsApp, pelo (47) 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h.