(*) Modesto Hurtado Ferrer
A educação está sempre passando por transformações! A pandemia do coronavírus, que vivemos hoje, impôs uma nova ordem, um outro ritmo para a humanidade, impactando-nos em diversos sentidos: novas relações afetivas e profissionais foram criadas e ressignificadas, muitas pessoas passaram a trabalhar remotamente; houve um repensar sobre a vida e suas prioridades, do cuidado de si e do outro.
E na educação, quais foram os impactos? Na educação não foi diferente, alunos e professores, distantes uns dos outros, separados por telas de computadores, tablets e celulares, como uma forma de, ao menos, conseguirem compartilhar, mesmo que virtualmente, um ambiente parecido com o escolar.
Nesse momento de incertezas e de angústias, é preciso conviver com essas dificuldades e extrair delas novos olhares e aprendizados. Nós, educadores, temos diante de nós um grande desafio. Não se trata apenas de aprender a usar as tecnologias digitais e sim de encontrar saídas para que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, em todos os níveis. Isso significa muito mais do que ensinar conteúdo.
A pandemia, sem dúvida alguma, mostrou o que já estávamos discutindo e estudando há muito tempo: a educação precisa se reinventar. Trata-se de uma grande oportunidade para inovar na educação, porque o aluno não será o mesmo, haverá outras necessidades e novas perspectivas nas formas de aprendizagem.
Nesse contexto, o professor é o fator principal relacionado ao desempenho dos estudantes. Qualquer tentativa de melhorar o sistema educacional que não inclua a formação e a valorização do professor terá resultados muito limitados.
O Prêmio Akademos de Educação da ACIJ foi idealizado, justamente, com esse propósito, o de reconhecer as melhores práticas didático-pedagógicas, que valorizem a aprendizagem significativa dos educandos e que gerem impacto para a comunidade. O prêmio busca reconhecer o herói que reside em cada professor, aqueles heróis anônimos, que durante a pandemia transformaram a vida dos seus alunos.
Este é um convite para os professores de Joinville, para participarem deste Prêmio, que em 2021 chega a sua segunda edição. As inscrições estão abertas até 22 de agosto no link bit.ly/inscriçãoakademos
(*) Modesto Hurtado Ferrer, professor, presidente do Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACIJ e presidente do Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação (COMCITI)