A ACIJ enviou ofício à governadora em exercício, Daniela Reinehr, solicitando especial atenção aos investimentos e recursos da saúde pública estadual destinados a Joinville para o enfrentamento da pandemia de covid-19. O ofício foi enviado com cópia à secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto.
O documento lembra o quanto o setor produtivo tem contribuído com ações efetivas para o enfrentamento do novo coronavírus em Joinville. Doações de suprimentos, equipamentos de proteção individual, respiradores, BIPAP’s e testes, além de contratação de profissionais e entregas de 110 leitos hospitalares foram exemplos citados destas ações comunitárias que a ACIJ e outras entidades representativas da sociedade civil organizada vêm liderando desde o começo da pandemia para reforçar o sistema de saúde.
“Não nos furtamos em apoiar, sempre objetivando o bem maior, que é a preservação da vida. Acontece que, passado mais de um ano dessa crise sanitária, pouquíssimos investimentos da Secretaria de Saúde do Estado foram observados em Joinville, a exemplo do número ainda inexpressivo de vacinados na cidade”, afirma o presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini.
“Se considerarmos que Joinville é a mais populosa cidade catarinense, a impressão que temos é de que, para o Estado, Joinville seja autossuficiente na resolução de problemas. Mas isso não é verdade. Precisamos, sim, da contrapartida e do apoio financeiro do Estado”, complementa o empresário.
Ao final do ofício, a ACIJ reitera o pedido de maior atenção quanto a investimentos, melhoria de infraestrutura, equipamentos, destinação de vacinas e suporte ao Município no enfrentamento da pandemia e manifesta a crença de que o Governo do Estado será sensível e dará a atenção solicitada.