Na tarde desta segunda-feira, dia 10 de maio, a ACIJ entregou 10 mil testes rápidos para a Secretaria Municipal de Saúde de Joinville.
Participaram da agenda o diretor executivo da entidade, Marcos Krelling, e a gerente jurídica da CLAMED, Kathyanni Tamires Santos.
É mais uma contribuição da ACIJ, da ACOMAC, da CDL Joinville e do setor produtivo para reforçar as estratégias da saúde pública na batalha contra a covid-19.
O secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues, informa que já está em operação a estratégia de oferecer o teste rápido em todos os postos da rede municipal de saúde.
O exame é processado no próprio local em poucos minutos, e o paciente deixa a unidade de saúde com o resultado. Isto torna o isolamento mais ágil e assertivo para prevenir o contágio, caso o resultado seja positivo.
No dia 28 de abril, a ACIJ entregou 30 BIPAP’s à Secretaria Municipal de Saúde para reforçar a estratégia de ventilação não-invasiva, técnica que previne o agravamento e a necessidade de intubação – fase em que há mais perdas de vidas na batalha contra a covid-19.
As doações resultam de articulação da ACIJ junto a associados, parceiros e comunidade. Os 30 BIPAP’s e os 10 mil testes rápidos totalizam um investimento acima de R$ 530 mil.
“É mais um legado que a ACIJ deixa para a comunidade, uma ação que só foi possível graças à sensibilidade social dos doadores”, afirma Maria Regina de Loyola Rodrigues Alves, vice-presidente responsável pela Bandeira da Saúde.
Com a possibilidade de diagnóstico com teste rápido de antígeno em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família, o Centro de Triagem da Tupy passará por reforma na estrutura para receber uma nova Central de Imunização, que vai possibilitar o avanço na quantidade de pessoas vacinadas em Joinville.
Confira o vídeo da entrega dos testes rápidos.