Imagine um encontro com muitas novidades compartilhadas, celebração de um evento de impacto de alta relevância e muitas ideias para melhorar o futuro da comunidade joinvilense. Tudo isto aconteceu em agenda no Gabinete do Prefeito de Joinville, no dia 1º de julho.
Além do prefeito Adriano Silva, participaram Thatiana Carvalho, representando a Secretaria de Educação; Wagner Giovani Silva, líder do Dia Mundial da Criatividade – DMC Joinville 2021 (World Creativity Day); Vinícius Roveda, vice-presidente da ACIJ e responsável pela Bandeira da Inovação; Modesto Hurtado Ferrer, presidente Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACIJ, presidente do COMCITI e professor na UFSC.
Na agenda do encontro, a entrega do Certificado de Apoio da Prefeitura de Joinville no Dia Mundial da Criatividade 2021 Joinville e a apresentação de iniciativas da Prefeitura como revisão das leis e cobrança na desburocratização dos processos, investimentos na educação, renovação dos parques, revitalização da região central, criação de novos ambientes de convivência, novas vias gastronômicas, novos espaços para instalação de startups e mapeamento para maior divulgação das opções criadas por empreendedores.
Vinícius Roveda e Modesto Ferrer reforçaram que a infraestrutura, opções de lazer e a educação de Joinville são fundamentais para atrair e manter investidores e mão-de-obra qualificada e que é preciso uma atenção especial na renovação do modelo de qualificação técnica oferecida para atender às necessidades das empresas e acelerar o desenvolvimento econômico do município.
O líder do DMC, Wagner Silva, agradeceu em nome da organização do Dia Mundial da Criatividade pelo apoio da Prefeitura de Joinville e da ACIJ e explicou que o evento foi potencializado por estes dois apoios, gerando maior compartilhamento, visibilidade e participação. Wagner antecipou outras ações que a liderança do DMC Joinville estará articulando na cidade, como o Workshop Cidades MIL e o HOL 2021 do Hacking.Rio.
No mesmo dia, Wagner Silva e Modesto Ferrer entregaram o Certificado de Apoio da ACIJ no Dia Mundial da Criatividade 2021, em agenda com o diretor-executivo da entidade, Marcos Krelling.
CIDADES MIL
Um dos objetivos é realizar em Joinville um Workshop Cidades MIL (Media and Information Literacy), para apresentar os 13 indicadores e métricas que devem ser consideradas para construir novos espaços urbanos ou reconstruir os já existentes, seguindo os princípios das Cidades MIL (Media and Information Literacy), novo framework defendido pela UNESCO.
As cidades MIL – ou espaços urbanos com alfabetização midiática em 360 graus – são cidades que podem utilizar as novas tecnologias, mas com a coparticipação de novos stakeholders, como startups, empresas, academia, artistas, governos, formuladores de políticas, instituições internacionais e influenciadores.
A iniciativa utiliza a Inteligência Artificial, o Blockchain, o Big Data, a Robótica e as novas tecnologias em geral. Também respeita as diversidades e empodera os cidadãos de forma ética, sustentável, crítica e cocriativa, tendo habilidade pelos impactos socioambientais que isso provoca.
Este conceito é uma evolução das cidades inteligentes, que nem sempre priorizam o fator humano e o papel de cada cidadão nesse processo. Este texto serve de fundamento do aplicativo para avaliar as cidades, que a pedido da UNESCO está sendo desenvolvido pela equipe Toth-CRIARCOM, liderada pelo professor Felipe Chibás Ortiz.
HOL 2021
Outro projeto é inscrever uma entidade de Joinville como organizador local no HOL 2021 (Hacking Olimpic League), iniciativa criada pelo Hacking.Rio, O HOL (Hacking Olimpic League) é uma iniciativa criada pelo Hacking.Rio para inspirar que mais pessoas queiram aprender as novas práticas de desenvolvimento de soluções baseada em desafios reais
“O Hacking.Rio é o maior Hackathon da América Latina e a maior plataforma global Eduhacking. É mais que um evento; é um movimento! Um movimento de gente que está em busca de soluções para um futuro melhor. Gente que cria, desenvolve, investiga, aprende e empreende. Gente que pensa no mundo todo e de verdade quer se transformar para recriar outras trilhas. Gente que usa a tecnologia e a inovação para quebrar padrões, pensando em novos negócios de impacto social”, afirma Wagner Silva.
Em 2021, o Hacking.Rio lança sua 4ª edição consecutiva, de forma presencial e online. Agenda das redes de tecnologia, inovação e empreendedorismo do Brasil e do mundo, agora integra também as instituições de ensino, universidades, centros técnicos, comunidades de tecnologias e empreendedorismo, atléticas, cursos de formação de desenvolvedores, programadores, marketing digital, robótica, inteligência artificial, Iot, Big Data, inteligência de dados, digital e social, como uma ferramenta de desenvolvimento ágil de aprendizagem baseada em desafios (Project Based Learning). O objetivo é ampliar os modelos atuais educacionais para incentivar que os educadores sejam os agentes de transformação desse futuro desejado agora, no presente.
DIA MUNDIAL DA CRIATIVIDADE
O Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day) é o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, na edição 2021 foram realizadas mais de 1.400 atividades em 120 cidades em 15 países e participação de mais de 100 mil pessoas durante os 2 dias de atividades, nos dias 21 e 22 Abril, data oficial no calendário da ONU.
Para assistir acesse a programação no site oficial: www.diamundialdacriatividade.com.br.