Duas gigantes, Nidec Corporation e Embraco, alinhadas com o mesmo objetivo: desenvolver tecnologia pioneira e inovadora para expandir constantemente os negócios. Este foi o fio condutor da apresentação do case da Nidec Global Appliance no Brasil – empresa detentora da marca Embraco – durante Reunião do Conselho da ACIJ, na noite desta segunda-feira, dia 12 de julho.
A apresentação foi conduzida pelo Vice-Presidente de Planejamento Estratégico e Relações Institucionais, Guilherme Almeida, e pela Gerente Sênior de Comunicação e Relações Institucionais, Mariana Bacarin. Também participaram o Vice-Presidente de Operações para América Latina, Emerson Zappone, e o Presidente de Commercial Appliances, José Lainor Driessen. Os executivos compartilharam como a empresa tem se posicionado, os investimentos recentes e como segue gerando valor para seu time interno, clientes, parceiros e comunidade.
ORGULHO CATARINENSE
Com o objetivo de substituir a importação de compressores para o mercado brasileiro, há 50 anos foi fundada em Joinville a Embraco, empresa cuja trajetória é marcada por movimentos de globalização, crescimento e constante inovação. Há dois anos, a Embraco foi incorporada à Nidec Global Appliance, uma divisão da Nidec Corporation, e segue hoje como importante marca de produtos para soluções de refrigeração para os segmentos residencial e comercial.
Além das já mencionadas soluções para refrigeração, a Nidec Global Appliance produz e comercializa motores para máquinas de lavar, secadoras e lavadoras de louça, assim como componentes para sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado. A divisão conta com mais de 15 mil funcionários alocados em 16 unidades e quatro escritórios comerciais em 9 países. A capacidade produtiva anual é de 75 milhões de motores e compressores que atendem clientes de mais de 80 países.
Destas 16 fábricas, quatro estão no Brasil. Mais precisamente na região Norte de Santa Catarina: 1) Compressores e 2) Ferramentaria-MTU (Machinery and Tooling Unit) em Joinville, 3) Fundição, em Pirabeiraba e 4) Componentes & Cooling, em Itaiópolis. As quatro unidades, que somam mais de 5.500 colaboradores, já totalizaram investimentos de mais de R$ 200 milhões nestes dois anos do controle acionário da Nidec.
NOVA LINHA DE PRODUÇÃO
Está prevista para agosto a ativação de uma nova linha de produção na fábrica de Joinville, destinada à produção de compressores EM. Com velocidade fixa, este compressor responde por 95% das vendas residenciais no mercado brasileiro.
O investimento de R$100 milhões visa a atender ao aumento da demanda e à projeção de crescimento com a retomada da economia. A nova linha vai gerar 200 novos empregos diretos. Deste total, 100 vagas já foram preenchidas e os colaboradores estão em fase de treinamento.
VISÃO SOCIAL
A empresa mantém uma forte conexão com projetos comunitários e sociais, como tem ocorrido durante a pandemia de Covid-19, com doações e ações para fortalecer a saúde pública em parceria com a ACIJ.
Projeto Resgate, Escola Bolshoi no Brasil e Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville são outros orgulhos da cidade que a empresa ajuda a manter.
PROTOCOLOS SANITÁRIOS
A apresentação na Reunião do Conselho da ACIJ atendeu a todos os protocolos de prevenção à pandemia, como restrição ao número de participantes à ocupação permitida pelas autoridades sanitárias, distanciamento, uso de máscara, aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel.