A secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville, Schirlene Chegatti, foi a convidada da Reunião do Conselho da ACIJ desta segunda-feira, dia 19 de julho. Schirlene apresentou resultados da SAMA no primeiro semestre do Governo Adriano Silva e perspectivas para a pasta na segunda metade do ano.
Num contexto de sobreposição de legislações, de divergências nas interpretações de normas e de muita judicialização, a construção de pontes para trocas de experiências e a abertura de canais de diálogo com a sociedade são os pilares para atuação da SAMA na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável.
Desburocratizar e agilizar processos; melhorar serviços e atividades; gerenciar áreas verdes e programas ambientais; oferecer assistência técnica ao produtor rural objetivando sua sustentabilidade; e investir em programas ambientais e rurais.
Estes são os objetivos estratégicos da pasta liderada pela secretária Schirlene.
O planejamento estratégico prevê metas e indicadores para acompanhar a evolução do trabalho.
Um dos exemplos mencionados na apresentação foi no acompanhamento de processos acumulados. “Cerca de 25% de um total de 10.499 processos acumulados foram resolvidos nos primeiros seis meses da atual gestão”, afirma a secretária.
Implantação da Coordenação de Ouvidorias, atendimento ao cidadão via whatsapp e revisão e atualização de Instruções Normativas e documentos referentes a fluxos de processos são algumas das ações citadas.
Também foram destacados retorno do CEASA para o Estado, despesca de lagoas com doações dos peixes para entidades sociais, planos de manejos e educação ambiental, adoção de 40 das 82 praças e programa de controle populacional de animais com cinco clínicas conveniadas.
DESTRAVAR A CIDADE
O presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, agradeceu a apresentação e colocou a entidade à disposição para parcerias e diálogos que possam resultar em mais simplificações e agilidades nos processos.
“A simplificação de um processo não significa que a legislação não será cumprida. Simplificação representa melhor entendimento e mais celeridade. O contribuinte é um cliente da prefeitura; se for bem atendido, quem ganha é a comunidade. Precisamos continuar trabalhando forte para destravar a cidade”, afirmou.
AGENDAS PRESENCIAIS
Abertas a associados, parceiros e comunidade, as Reuniões do Conselho da ACIJ têm ocorrido de forma presencial.
São respeitados todos os protocolos de prevenção à pandemia, como restrição ao número de participantes à ocupação permitida pelas autoridades sanitárias, distanciamento, uso de máscara, aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel.