O Conselho das Entidades Empresariais de Joinville, preocupado com o aumento da população em situação de rua na cidade, passará a conscientizar os joinvilenses que estas pessoas não estão desamparadas no município. A Prefeitura oferece serviços como higiene pessoal, café da manhã e almoço nos restaurantes populares, doação de roupas, encaminhamento para o mercado de trabalho e também assistência na área da saúde incluindo a dependência de drogas e álcool.
Além do material impresso que a equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) está distribuindo para os comerciantes de várias regiões da cidade, as entidades vão comunicar seus associados e fazer postagens em suas redes sociais informando a população sobre a melhor forma de ajudar quem vive nas ruas de Joinville. Todas as informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville, no link https://www.joinville.sc.gov.br/servicos/como-ajudar-pessoas-em-situacao-de-rua/
O Conselho das Entidades Empresariais de Joinville é formado pela Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac), Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville – entidade que recebeu o encontro desta quinta-feira (22).
CONTATOS
Confira os canais para informar sobre moradores em situação de rua em Joinville:
- 3433-3341 e 9 8402-4633 – Centro Pop
- 156 e https://www.joinville.sc.gov.br/servicos/registrar-manifestacao-a-ouvidoria/ – Ouvidoria da Prefeitura
- 9 8803-4928 – Plantão do Conselho Tutelar. Sempre que envolver crianças e adolescentes.
MENSAGENS DOS PRESIDENTES
“Os desafios da sociedade precisam ser enfrentados de forma estruturada. Por isto, acreditamos que a canalização das doações na rede de atendimento da Prefeitura tornará mais completo o suporte às pessoas em situação de rua que necessitam de fato e mais efetivo este serviço social.”
Marco Antonio Corsini, presidente da ACIJ“Entendemos que dar esmola não ajuda as pessoas em situação de rua. Temos que ajudá-las com atendimento profissional. Aqui em Joinville, existem entidades que oferecem assistência. A campanha apresenta os serviços oferecidos no município, com o objetivo de fortalecer essa rede.”
Leonardo Santana, presidente da AJORPEME“Pensamos que estamos ajudando, mas acabamos estimulando ainda mais essas pessoas a permanecerem nas ruas. Auxiliar por intermédio da Prefeitura é o caminho correto. A população joinvilense é muito solidária, mas com o aumento da quantidade de pedintes e moradores de rua, envolve ainda um problema grave de segurança pública.”
Ivonei Arnaut, presidente da ACOMAC Joinville“Em 2019, apoiamos a Prefeitura com a instalação de 45 placas “Não dê Esmolas! Ajude de Verdade” em semáforos da região central da cidade. Dando alimentos e dinheiro, mantemos estas pessoas em situação de rua. Se a população quer ajudar de verdade, deve direcionar o morador de rua ao Centro POP ou ligar para o 3433-3341 e informar sobre os pedintes em semáforos, comércios, restaurantes e farmácias. Com a esmola, muitos chegam a ganhar R$ 200,00 por dia e geralmente este dinheiro é usado para drogas e bebidas alcoólicas.”
José Manoel Ramos, presidente da CDL Joinville
ARTES DA CAMPANHA
Participe desta iniciativa você também! Clique nas imagens abaixo para baixar as artes da campanha do Conselho das Entidades!