Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro, seja muito bem-vindo a Joinville e a este encontro!
Em seu nome e nos nomes da vice-governadora Daniela Reinehr, do prefeito Adriano Silva e do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, quero saudar e agradecer todas as lideranças empresariais e representantes do poder público presentes a esta relevante agenda!
Joinville, Presidente, como senhor bem sabe, concentra a maior população, o maior polo industrial e o maior PIB de Santa Catarina.
E é a terceira cidade nestes indicadores em toda a região Sul do Brasil, atrás somente das capitais Curitiba e Porto Alegre.
O PIB de R$ 30,7 bilhões corresponde a mais de 10% da riqueza gerada neste Estado de economia diversificada, pujante e reconhecida pela excelência de nossas marcas, produtos e serviços no Brasil e no exterior.
A cidade conta hoje com uma população na ordem de 600 mil habitantes. E nossa força produtiva mantém mais de 226 mil empregos formais.
Quando ampliamos a abrangência para a região, com cidades como Jaraguá, São Francisco, Araquari, São Bento, Itapoá e Garuva, chegamos a uma população de 1 milhão de habitantes, que responde por mais de 20% do produto interno bruto de Santa Catarina.
Nosso empresariado tem no seu DNA a visão, a ousadia, a resiliência, a criatividade e a disciplina que fazem Santa Catarina sempre ser, como costumamos dizer, o último Estado a entrar numa crise e o primeiro a sair dela.
Desta forma, temos contribuído para o desenvolvimento econômico sustentável da cidade, do Estado e do Brasil, com geração de empregos, de renda e de tributos.
Para citar um exemplo recente, fechamos o primeiro semestre com um saldo acumulado de 10.838 novos empregos.
Foi o melhor desempenho de Santa Catarina e o 12º do Brasil.
Apenas 15 cidades em todo o território nacional geraram mais de 10 mil empregos na primeira metade do ano. Joinville é uma delas.
E nos últimos 12 meses, somamos um saldo positivo de quase 26 mil postos de trabalho. Em plena pandemia!
Podemos e queremos contribuir ainda mais para este círculo virtuoso da economia.
Para isto, contamos com a decisiva atuação do Presidente da República e da sua equipe de Governo para solucionarmos gargalos do modal logístico da região.
Falo principalmente, Senhor Presidente, da BR-280, cujas obras não têm acompanhado o desenvolvimento da economia da região em função de sucessivos cortes no orçamento. O trecho Norte da BR-101 requer obras urgentes, mas não previstas no contrato de concessão, e que dependem de autorização da ANTT a aditivos que possam tirar do papel os projetos com recursos do pedágio.
Compreendemos as dificuldades de se administrar um país com as complexidades e as dimensões do Brasil, mas pedimos sua especial atenção para esta antiga demanda, cuja solução se reverterá em mais empregos e mais geração de renda e de tributos.
O setor produtivo é a locomotiva que impulsiona um país nos trilhos do progresso. Mas a carga de vagões como o Custo Brasil está pesada demais e acaba atrasando nosso avanço frente ao de outras nações em desenvolvimento.
Por este motivo, apoiamos e pedimos celeridade, Senhor Presidente, às necessárias reformas estruturantes em andamento no seu Governo.
Em especial a reforma administrativa e a reforma tributária, sem aumento de impostos.
O país precisa caber dentro do país para que o Tesouro gaste menos com a máquina pública e tenha mais recursos para investir no desenvolvimento econômico e social.
Outra necessidade urgente é a pacificação das questões ambientais. A recorrente judicialização é outro vagão pesado que impede a locomotiva da economia de avançar com mais rapidez. Defendemos maior autonomia dos Municípios, que conhecem com mais profundidade as características locais e podem tomar com mais rapidez e assertividade as melhores decisões para o desenvolvimento econômico e sustentável!
A Associação Empresarial de Joinville, a ACIJ, acredita que o caminho para o futuro passa por três estradas: a da inovação empresarial, a das reformas estruturantes do país e a dos investimentos em infraestrutura para acelerar o desenvolvimento.
Na área da inovação, estamos fazendo a tarefa de casa. Nas reformas estruturantes e nos investimentos em infraestrutura, contamos com a determinação do Palácio do Planalto.
Conte com a parceria do setor produtivo de Joinville, Senhor Presidente.
A vice-governadora Daniela Reinehr e o prefeito Adriano Silva são testemunhas da nossa participação efetiva e das nossas contrapartidas em projetos relevantes para a economia e para a comunidade.
Como fizemos recentemente na doação de 83 leitos ao Hospital Municipal São José para ajudar no enfrentamento da epidemia.
E no custeio de projetos executivos para importantes obras de infraestrutura no Eixo de Desenvolvimento Norte.
Cobramos e acompanhamos. Mas contribuímos e participamos.
Esta é a nossa crença.
E esta tem sido a nossa prática há 110 anos completados em fevereiro.
Sempre ao lado de Joinville.
Sempre em prol dos associados e da comunidade.
Sempre trabalhando por uma economia mais forte e por uma cidade mais feliz.
É isto o que detalha e testemunha o livro que publicamos para registrar esta história de amor e de parceria com Joinville e região e com o qual temos a honra de lhe presentear agora.
Muito obrigado pela atenção e um ótimo evento a todos!