Boa tarde a todos!
Cumprimentando o presidente Jair Bolsonaro, o senador Jorginho Mello, o presidente da FIESC, Mário Aguiar, o presidente da ACIJ, Marco Corsini, e a minha colega e vice-prefeita Rejane Gambin, cumprimento a todos que participam deste encontro.
Presidente Bolsonaro, seja bem-vindo a Joinville!
Nós temos a satisfação em recebê-lo na maior cidade de Santa Catarina. Joinville é grande no tamanho, na população e também na importância. Afinal, temos a terceira maior economia do sul do brasil e a maior do estado.
Estamos reunidos no Perini Business Park, empreendimento que mostra um pouco do potencial de Joinville para os negócios. Este é o maior condomínio empresarial da américa do sul com área superior a dois milhões e oitocentos mil metros quadrados. A estrutura abriga mais de 240 empresas nacionais e multinacionais de pequeno, médio e grande porte. Diariamente, mais de 10 mil pessoas circulam neste espaço. Além disso, o Perini também hospeda um centro de inovação e o campus da universidade federal de Santa Catarina.
Nossa cidade, que tem 170 anos de história, se desenvolveu e hoje vive um momento de pleno emprego. De acordo com os dados do CAGED, mesmo com a pandemia, ficamos entre as 10 cidades do brasil que mais geraram emprego no ano passado. Somente no primeiro semestre deste ano, cerca de onze mil vagas foram preenchidas em Joinville.
E por falar em pandemia, seguimos enfrentando a covid-19 de maneira firme, mas tomando medidas necessárias para preservar a economia. Em março, com o aumento do número de casos pela nova variante, transformamos nossas upas em hospitais de campanha em poucos dias e conseguimos atender toda a demanda.
Com a ajuda da ACIJ, ampliamos a rede de gás para a instalação de leitos de uti em uma semana. Implantamos também um gabinete de crise orientado por comitês estratégicos para não parar a economia. Sem lockdown, mas gerenciando diariamente a situação com muita responsabilidade, superamos aquele momento e seguimos em frente.
Para a vacinação, desenvolvemos, em parceria com a startup Fab Lab, um sistema de agendamento on-line em que toda a população agenda previamente o dia e o horário que vai receber a vacina. Assim, evitamos filas e aglomerações. Nós implantamos centrais de imunização e reforçamos nossa estrutura. Atualmente, dispomos de mais de 80 salas para continuar vacinando os joinvilenses.
Desde janeiro, quando assumi a gestão da cidade, venho trabalhando diariamente com a desburocratização dos processos. A burocracia descabida, aquela que apenas dificulta a vida do empreendedor, deve acabar. Venho de uma família de empreendedores, e senti na pele como a criação desordenada de normas e leis pode dificultar o crescimento das empresas.
Para termos uma cidade cada vez melhor, nosso olhar está sempre voltado para a educação. A rede de ensino de Joinville é uma referência nacional. Nossas escolas possuem excelente colocação no IDEB, graças à dedicação e o comprometimento de toda a equipe que não mede esforços para continuar avançando. Desde o início deste ano, retornamos com as aulas presenciais em modelo híbrido. Somos a única cidade do país com mais de 500 mil habitantes que retomou atividades presenciais desde fevereiro, com um protocolo de segurança, porque temos certeza que lugar de criança é na escola.
Nossa cidade também possui os olhos voltados para a cultura. Temos o orgulho em ser a terra natal do talentoso artista plástico Juarez Machado, que este ano celebra 80 anos, além de tantas outras pessoas que se expressam por meio da arte.
Também somos a capital nacional da dança, título conferido por lei federal, valorizando o festival de dança de Joinville, que é reconhecido pelo livro dos recordes como o maior evento de dança do mundo e que reúne a cada edição mais de 7 mil participantes.
A dança também está presente na escola do teatro Bolshoi no brasil. Joinville tem a única filial da famosa escola coreográfica de moscou fora da Rússia. A escola Bolshoi é um projeto que reúne cultura, educação e assistência social. Ao todo, 394 jovens, de todas as regiões do brasil, já foram formados bailarinos profissionais na escola Bolshoi.
Sem dúvida, este é um grande projeto que engrandece o nome de Joinville. Para que o senhor possa levar uma lembrança, presidente Bolsonaro, dois alunos do Bolshoi irão presenteá-lo com o livro “uma escola para a vida”, que marcou a celebração dos 20 anos do Bolshoi em Joinville.
Ele será entregue pela Nicoli, de São Paulo, e pelo Gabriel, do interior da Bahia, que representam os alunos do Bolshoi e também aqueles que passaram por Joinville e hoje brilham em grandes companhias de todo o mundo. Eles também entregam uma obra do artista joinvilense Juarez Machado.
No esporte, a paixão do joinvilense tem nome: Joinville Esporte Clube, o JEC. O time com a maior e mais apaixonada torcida de Santa Catarina tem em sua história feitos inéditos, como o octacampeonato catarinense de futebol. /mas o incentivo à prática esportiva vem desde cedo, em diversas modalidades e categorias. Nas próximas semanas, por exemplo, nosso atleta paralímpico Edenilson Floriani vai representar o brasil em Tóquio. Sem dúvida, um grande orgulho para Joinville.
Mas é claro que como todas as cidades deste porte, possuímos diversas oportunidades de crescimento e melhoria. Temos demandas históricas nas áreas da infraestrutura, da mobilidade, da habitação, da assistência social, da saúde, da educação, da segurança e diversas outras áreas que podem tornar nossa cidade ainda melhor.
Na infraestrutura, reforço dois grandes pedidos da nossa região, que é a celeridade nas obras de duplicação da br-280 e a ressignificação das marginais da br-101 na região de Joinville. Nestes pontos o apoio do governo federal é muito importante para Joinville.
Semana passada, presidente, fui muito bem recebido por representantes de sua equipe em diversos ministérios para apresentar projetos de Joinville. Tenho certeza que contaremos com seu olhar atencioso para as demandas da maior cidade de Santa Catarina.
É desta forma que Joinville colabora para o crescimento e para o progresso do brasil. Somos grandes, mas queremos ser ainda maiores. Crescer de forma ordenada e com o apoio do governo federal é o caminho que buscamos para Joinville.
Presidente Bolsonaro, desejo que sua estada na cidade seja muito agradável e que o senhor possa conhecer um pouco mais do que Joinville tem de melhor: que são os joinvilenses, pessoas muito alegres, acolhedoras e trabalhadoras.
Obrigado e boa tarde a todos.