O nível de emprego em Joinville começou o segundo semestre da mesma forma como terminou a primeira metade de 2021: em alta.
A cidade registrou em julho um saldo positivo de 1.468 postos de trabalho. Esta é a diferença entre empregos criados e vagas fechadas, segundo estudo do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado nesta quinta-feira, dia 26 de agosto.
O estoque de empregos em Joinville passa a ser de 227.676 vagas. Este foi o sétimo mês seguido com saldo positivo na cidade. O resultado foi positivo em 13 dos últimos 14 meses – neste período, só dezembro registrou saldo negativo.
Com recuperação na área de prestação de serviços, os quatro principais setores da economia de Joinville registraram resultado positivo em julho: 492 vagas em serviços, 395 na indústria, 297 na construção civil e 282 no comércio.
“No acumulado do ano, Joinville chega a 12.287 postos de trabalho. É o melhor resultado em Santa Catarina e o 16º em todo o Brasil”, informa o presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini.
O resultado de julho também foi positivo no Estado (13.387 vagas) e no País (316.580 empregos).
Os números revelados pelo CAGED, o avanço na vacinação e o programa “Joinville Emprega+” (lançado por ACIJ, FIESC e Prefeitura nesta segunda-feira, dia 23 de agosto) fortalecem a expectativa da entidade para a retomada plena da economia.
“Ainda lutamos contra a pandemia, que gera desafios e incertezas. Mas a resiliência, a disciplina, a criatividade e os resultados apresentados pelo setor produtivo de Joinville nos dão confiança de mantermos a tendência de alta na geração de empregos”, conclui Corsini.