Confira artigo do presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, publicado pelo jornal Notícias do Dia na edição do fim de semana de 18 e 19 de setembro.
Você já reparou, prezado leitor, que infelizmente virou senso comum dizer que é muito difícil investir em infraestrutura?
Na semana em que foi assinada a Ordem de Serviço para o segundo elevado em toda a história da cidade mais populosa e com maior PIB de Santa Catarina, gostaria de afirmar que vontade política e parceria transformam em soluções simples todos os desafios que inicialmente parecem ser muito complexos.
Estes foram os componentes decisivos para que a concretização deste elevado. A ação é consequência de uma articulação e parceria nascida pouco mais de um ano atrás, em agosto de 2020, entre ACIJ – a Associação Empresarial de Joinville –, Estado e Prefeitura.
O poder público foi sensível ao diagnóstico do setor produtivo de que haveria mais problema do que solução no sistema de semáforos que estava previsto para o cruzamento da rua Dona Francisca no projeto de duplicação das rodovias Hans Dieter Schmidt e Edgar Meister.
A solução foi consenso entre ACIJ, Estado e Prefeitura: só um elevado resolveria a situação de forma real e perene e com aproveitamento efetivo dos recursos públicos.
O problema era a falta de orçamento para o projeto executivo ser realizado ainda em 2020 para que as obras começassem em 2021.
A ACIJ assumiu a missão de custear o projeto executivo, que foi desenvolvido em reuniões quinzenais entre Estado, Prefeitura e ACIJ durante cerca de três meses. Em contrapartida, o Governo deu a garantia de que destinaria recursos do orçamento de 2021 para a realização da obra.
Foi este o compromisso que o governador Carlos Moisés da Silva honrou nesta sexta-feira, dia 17 de setembro, ao assinar a Ordem de Serviço para a obra começar. A solenidade realizada em Joinville simboliza um claro e evidente caminho para um novo ciclo de desenvolvimento da cidade, do Estado e do País: parceria entre poder público, setor produtivo e comunidade.
Na ACIJ, não temos dúvidas de que investimento em infraestrutura, reformas estruturantes e inovação empresarial representam a pavimentação das estradas que nos conduzirão a um amanhã de mais desenvolvimento econômico e de bem-estar social.
O poder público sempre poderá contar com a parceria da ACIJ e do setor produtivo que a entidade representa para fazer nossa economia cada vez mais forte e nossa cidade cada vez mais feliz!