A partir desta quinta-feira, dia 30, Joinville terá uma marca para que toda a comunidade, empreendedores, sociedade civil e gestores públicos possam utilizar livremente em ações e projetos que destaquem atributos e potencialidades do município.
O evento de lançamento será às 16 horas, no Ágora Tech Park, no Perini Business Park, e reunirá um número limitado de convidados por conta dos protocolos necessários na pandemia. A cerimônia também será transmitida ao vivo no perfil do Ágora (@agoratechpark) no Instagram.
A marca da cidade é resultado de um projeto de place branding para Joinville. Desenvolvido desde agosto de 2020, contou com cerca de 160 pessoas de diferentes setores, como moradores, representantes de entidades e agentes públicos e privados. O processo consistiu na construção de um conceito visual e verbal capaz de fortalecer o posicionamento da cidade e ressaltar o que Joinville tem de melhor.
Durante o evento, o SEBRAE/SC, o comitê gestor da marca Joinville e o prefeito Adriano Silva oficializarão também o portal www.visitejoinville.com.br. O site trará informações gerais da cidade, como pontos turísticos e serviços, além do manual da marca, para disseminar o uso.
MARCA PODERÁ SER USADAS POR TODOS
A partir do lançamento, qualquer pessoa que queira desenvolver produtos, como souvenirs, por exemplo, poderá utilizar a marca, contribuindo não apenas para o desenvolvimento econômico quanto também para o orgulho e consolidação da Marca Cidade de Joinville.
Segundo o presidente do Joinville Região Convention & Visitors Bureau, Ozei Luiz da Silva, a marca e toda a comunicação visual desenvolvida em torno dela contribuirá para que a cidade seja comunicada dentro de uma unidade, fortalecendo e ampliando as possiblidades de divulgação e promoção da cidade de Joinville.
“Este foi um trabalho construído a várias mãos com o intuito de que refletisse os vários olhares sobre nossa cidade. Nosso desejo agora é que o cidadão, as empresas, as entidades se apropriem desta marca e de suas estratégias, para que, mais uma vez juntos, possamos contribuir para reposicionar nossa cidade”, destaca.
Entre os materiais disponíveis para que toda a população joinvilense possa usufruir está o selo “Feito em Joinville”. Ele pode ser utilizado em materiais de divulgação, rótulos e embalagens de qualquer produto ou serviço originário da cidade. O objetivo do selo é associar a qualidade dos produtos à marca, ao mesmo tempo que valoriza os produtos locais.
DESENVOLVIMENTO DA MARCA
Gisella Simões, sócia-diretora do Instituto de Design, Inovação e Tecnologia (IDIT) e consultora contratada para a realização do processo, explica que o conceito de place branding pode ser traduzido como “fazer a marca de um lugar acontecer”. Para isso, é preciso entender, de forma colaborativa e coparticipativa quais são os principais atributos, locações, potencialidades e narrativas do território.
“A partir desse entendimento, que é o que chamamos de Mapa de Valor, partimos para a construção do público-alvo, as personas de cada território, ou seja, com quem a gente quer conversar, com quem a gente quer se relacionar em cada território, quem eu quero atrair para o meu território”, explica.
O processo de place branding em Joinville contou com quatro etapas: 1) construção do mapa de valor; 2) construção do mapa do público-alvo; 3) mapeamento das estratégias mercadológicas e de destino; e, 4) entrega do conceito visual e verbal da marca.
Um comitê de governança, composto por lideranças voluntárias, tem a missão de planejar o início das ações definidas em cerca de 55 estratégias, soluções e projetos que visam ao reposicionamento do território como destino turístico, com o propósito de gerar atratividade para a cidade, seja para visitantes, investidores e para o próprio morador.
SITE VISITE JOINVILLE
Mais informações, poderão ser consultadas a partir de 30 de setembro no www.visitejoinville.com.br / @visitejoinville