Você sabia que o número de eleitores com menos de 18 anos em Joinville diminuiu quatro vezes em uma década?
Em 2010, dos 358.093 eleitores de Joinville 4.028 eram jovens entre 16 anos e 18 anos incompletos, o que representava 1,12% do eleitorado total.
Hoje, do universo de 408.580 eleitores, 1.042 têm menos de 18 anos, apenas 0,26% do eleitorado total.
Esta situação se repete em todas as regiões de Santa Catarina, revelando uma desmotivação dos jovens em participarem das eleições.
Para reverter esta situação e estimular os jovens a se inscreverem como eleitores e participarem do processo democrático, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizou nesta quinta-feira, dia 30 de setembro, o lançamento regionalizado da campanha “Meu Primeiro Título #BoraVotar”.
A agenda foi realizada na Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos, onde os estudantes tiveram a oportunidade de fazer o alistamento eleitoral na presença do presidente do TRE-SC, desembargador Fernando Carioni.
Também participaram da agenda juízes e promotores eleitorais, além de lideranças públicas, empresariais e comunitárias de Joinville.
“Vocês, jovens, são o futuro deste País. A participação de vocês nas eleições reforça o processo democrático. Afinal, só quem vota pode cobrar melhores ações de quem foi eleito”, afirmou o presidente do TRE.
O PODER DO SEU VOTO
O projeto do TRE conta com o apoio do Conselho das Entidades, que vai reeditar a campanha “Vote Certo, Vote em Joinville e Região”. O primeiro passo da ação do Conselho – formado por ACIJ, ACOMAC, AJORPEME e CDL – é estimular a participação do jovem eleitor no processo eleitoral.
Em um segundo momento, as entidades estimularão eleitores de outras cidades que se mudaram para Joinville e ainda não transferiram seu título a atualizarem o seu domicílio eleitoral. O objetivo é ajudar a aumentar a representatividade política da região em que vivem.
Durante a campanha eleitoral do ano que vem, as entidades vão trabalhar a conscientização do poder do voto e o prejuízo que representa o desperdício em abstenções, votos nulos ou votos em branco.
“O trabalho permanente na defesa das bandeiras de Joinville e região tem revelado a importância de ampliar a representatividade política da cidade para garantir mais recursos para o desenvolvimento econômico e social”, diz o presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini.
Clique aqui para conferir o passo-a-passo para fazer o primeiro título eleitoral
Clique aqui para assistir a um vídeo da campanha #BoraVotar