Evento realizado no Ágora Tech Park, nesta quinta-feira, 30 de setembro, promoveu o lançamento da marca Cidade de Joinville. Resultado de um processo de place branding desenvolvido desde de agosto de 2020, com o envolvimento de mais de 160 pessoas, o conceito visual e verbal da marca já está disponível no site www.visitejoinville.com.br para todos que quiserem conhecer melhor e utilizar o material promocional.
A marca tem a missão de unir iniciativas de valorização da cidade e ser mote de ações da sociedade civil, entidades, empresas e gestores públicos. Ela pode ser utilizada livremente em eventos, produtos – como souvenirs – e serviços que ressaltem os principais atributos e potencialidades do município, descritos no manual da marca e apresentados no evento.
Para fortalecer este sentimento, um vídeo estreou durante o evento e pode ser conferido no perfil de Instagram @visitejoinville. A peça publicitária está disponível para exibição em todas as emissoras e pode ser utilizada em todos os perfis em redes sociais e portais que quiserem contribuir para a divulgação.
SELO “FEITO EM JOINVILLE”
Produtores artesanais e empresas de Joinville passam a contar também com o selo “Feito em Joinville”. Ele pode ser adotado em rótulos e embalagens de produtos fabricados.
Quem quiser obter mais detalhes de como utilizar a marca pode entrar em contato pelo Instagram com o @visitejoinville.
Confira o vídeo de lançamento da marca Cidade de Joinville
A MARCA E SEUS DIRECIONAMENTOS
O processo de place branding em Joinville contou com quatro etapas: construção do mapa de valor; construção do mapa do público-alvo; mapeamento das estratégias mercadológicas e de destino; e entrega do conceito visual e verbal da marca.
A partir do conceito criado por meio do mapa de valores da cidade percebeu-se que Joinville deve ser compreendida como uma cidade diversa, plural. Uma cidade completa, que tem vocações variadas: indústria, dança, origem germânica, flores, inovação, turismo, bicicletas, dentre outras. Joinville não é apenas uma dessas vocações, mas o ponto de conexão entre elas.
A conclusão do grupo foi de que Joinville não é uma cidade, mas muitas cidades apoiadas em quatro eixos
- CIDADE DE VALOR: um lugar que é bom para os seus cidadãos, que estimula o senso de pertencimento e o engajamento social, que valoriza a qualidade de vida e o bem-estar.
- CIDADE DE CULTURA: um lugar que valoriza as artes e as suas tradições, sua memória histórica presente em museus, eventos e festivais típicos, o acesso à cultura como inclusão social.
- CIDADE DE EXPERIÊNCIAS: um lugar que estimula o desenvolvimento do turismo, da hotelaria e da gastronomia, identificada com suas raízes étnicas e culturais e recebendo bem seus visitantes.
- CIDADE DE INOVAÇÃO: um lugar onde indústria, comércio e serviços buscam o constante aperfeiçoamento do ambiente de negócios, apoiados na economia criativa, na tecnologia e na inovação.
DEPOIMENTOS
“Hoje é um dia muito importante para nós, joinvilenses. Gostaria de despertar em todos o sentimento de pertencimento. A nossa marca é tão bela e imponente quanto a nossa cidade.”
OZEI LUIZ DA SILVA, presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.
“Para o Sebrae, é uma satisfação participar do processo. Traduzimos sentimentos da sociedade civil e dos cidadãos. Definimos um posicionamento estratégico que se traduz em uma cidade melhor e feliz.”
JAIME ARCINO DIAS JÚNIOR, gerente Regional do Sebrae.
“A marca Cidade de Joinville é fruto de uma construção conjunta, com a mobilização de lideranças comunitárias, do poder público e de todos os segmentos do setor produtivo e de suas entidades representativas.”
MARCO ANTONIO CORSINI, presidente da ACIJ
“Temos muito potencial para essa economia limpa que é o turismo. Vamos colocar placas na BR-101 convidando as pessoas que passam por aqui para conhecer Joinville. Essas placas terão a identidade na nova marca de Joinville.”
ADRIANO SILVA, prefeito de Joinville.