Joinville registrou em outubro 740 empregos de saldo positivo na diferença entre contratações e desligamentos, segundo levantamento do CAGED divulgado na tarde desta terça-feira, dia 30 de novembro.
Este é o 16º resultado positivo na geração de empregos nos últimos 17 meses. Neste período, o único mês com saldo negativo foi dezembro de 2020.
O saldo acumulado de 2021 passa a ser de 16.087 vagas, já com as atualizações que o CAGED faz periodicamente após as divulgações mensais. O estoque de empregos em Joinville é de mais de 232 mil vagas formais.
“Joinville lidera a geração de empregos neste ano em Santa Catarina e ocupa a 15ª posição no ranking nacional”, destaca o presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini.
Pandemia, inflação, crise energética e indefinição do quadro eleitoral para o ano que vem são alguns dos desafios para a manutenção do atual nível de emprego.
“Os números positivos registrados neste cenário desafiador e a resiliência e criatividade do setor produtivo nos dão confiança de que este ritmo será mantido, rumo à retomada plena da economia em 2022”, avalia o presidente da ACIJ.
Uma nova ferramenta para melhorar ainda mais os índices de empregabilidade será é o programa “Joinville Emprega+”. Resultado de parceria entre ACIJ, Prefeitura e a FIESC, o programa irá qualificar quem está desempregado e desalentado.
“Há milhares de vagas abertas porque as empresas não encontram candidatos com a capacitação requerida. O programa vai atuar sobre o problema econômico, que é a falta de capacitação, e também sobre o problema social, que é o número de pessoas fora do mercado de trabalho formal”, conclui.