Descrição
CURSO: ORGANIZAÇÃO DE ALMOXARIFADOS E MATERIAIS
Melhores prática para organizar os estoques e armazéns
Público Alvo:
Estoquistas, Almoxarifes, Compradores, Profissionais que exerçam funções para as quais é indispensável uma visão da Gestão dos Estoques dentro das empresas. Profissionais que desejam iniciar atuação na área de Administração de Materiais e para aquele que possua seu próprio negócio (empresários).
Objetivo:
Apresentar conhecimentos para os profissionais dos diversos segmentos da área de estoques e logística, no que se refere às técnicas aplicadas durante as atividades desenvolvidas por profissionais responsáveis pelos setores: almoxarifado, expedição, PCP (planejamento e controle da produção), operadores logísticos, operadores de produção. Visa capacitar conceitos e técnicas de gestão de almoxarifados, trazendo uma visão geral dos armazéns e suas complexidades de controle e acuracidade.
Conteúdo:
Introdução:
- A Situação atual dos Almoxarifados;
- O que é um Almoxarifado;
- Nível de Serviço dos Almoxarifados;
Operacionalização dos Almoxarifados:
- A Função Almoxarife: Qual a importância no contexto comercial e industrial;
- A acurácia dos Estoques: Porque é tão difícil manter um nível mínimo;
- O recebimento de materiais e suas atribuições;
- Fluxograma de Recebimento;
Administração e Classificação de Materiais:
- A evolução histórica da administração de materiais;
- Classificação de Materiais: Abrangência, Flexibilidade, Praticidade, Demanda, Aplicação, Valor Econômico, Criticidade, Problemas de Obtenção, Perecibilidade, Periculosidade, Tipos de Estocagem, Dificuldade de Aquisição,
- Curva ABC de Materiais e Curva de Criticidade – XYZ;
- Especificação Técnicas dos Materiais;
- Codificação dos Materiais;
Arranjo Físico e Layout e Sistemas de Armazenagem e Movimentação de Materiais
- Definição de Layout;
- Configuração do Layout;
- Critério da Rotatividade – Volume / Média de Pedidos Diários;
- Estruturas de Armazenagem: Rígidos ou Dinâmicos, qual a melhor escolha;
- Tipos de Embalagem: Paletes de Madeira, Metal, Plástico,
- Equipamentos de Movimentação de Materiais: aplicabilidade;
- Localização Física dos Materiais;
Melhoria Contínua dos Almoxarifados
- NR11 – Norma Regulamentadora para Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais;
- Filosofia 5 “s” – Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke;
- PDCA – Plan, Doo, Chek and Action;
Observação: Todos os módulos tem exercícios práticos, os alunos devem trazer calculadora simples, lápis e borracha para participação do curso.
Instrutor: Daniel Gunar Alves do Nascimento
MBA Gestão da Produção e Logística Lato Sensu, Curso Extensão Docência Educação Superior (Magistério Superior), Curso Superior Tecnólogo Logística Empresarial. 20 anos de experiência prática na Gestão da Cadeia Logística, Transportes, Expedição, Estoques e Almoxarifados, Materiais e Compras (Supply Chain Management), no Desenvolvimento, Qualificação e Homologação de Fornecedores, Liderança de equipes, com atuação em empresas nacionais e multinacionais, nos seguimentos: Transportes, Alimentos e Bebidas, Madeireira, Montadora de Automóveis, Indústria Metalúrgica, Indústria Química, Construção Civil, Indústria de Tratores e Colheitadeiras. Professor, Palestrante e Consultor desde 2.008 das áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management. Com mais de 500 palestras ministradas a nível Brasil e mais de 3.000 alunos formados, mais de 40 cursos in company realizados em empresas de diversos seguimentos nas principais capitais do Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste com a participação de pequenas, médias e grandes empresas de diversos segmentos, com excelentes avaliações.
Investimento:
- Colaborador(a) de empresas associadas R$ 390,00
- Não associados R$ 510,00
Formas de Pagamento:
- PIX
- Cartão de crédito em até 12x
- Boleto à vista (consulte formas de parcelamento para empresas associadas);
Obs.: Estudantes e PNE podem fazer a inscrição pelo preço de associado.
Vagas Limitadas!!!
Informações:
Whats ou Fone: 47 3461-3344
Em razão de custos assumidos para a realização deste treinamento, informamos:
- Desistência (sem ônus) deverá ser formalizada em até 72h antes da realização do treinamento;
- Desistência anterior à 24h da realização do treinamento:
- Ocorrido pagamento, será devolvido o valor de 80% da inscrição;
- Em caso de não pagamento, será enviado a cobrança da taxa de cancelamento no valor de 20% da inscrição.
- A ACIJ reserva-se o direito de cancelar o evento caso não atinja o número mínimo necessário de participantes para realização. Neste caso, a ACIJ comunicará todos os inscritos (por e-mail e/ou telefone) e a plataforma Sympla fara a devolução integral dos valores pagos pela inscrição.