O Certificado de Origem Digital, uma das soluções comerciais que a ACIJ oferece aos seus associados, acaba de receber mais uma distinção que atesta a relevância do serviço prestado em parceria com a FIESC e a CNI (Confederação Nacional das Indústrias).
É a certificação da Câmara de Comércio Internacional, que agrega rastreabilidade e ainda mais credibilidade dentro e fora do país aos certificados de origem de produtos, pré-requisito para reduzir o imposto de importação.
Após cumprir uma série de adaptações às normas internacionais, a CNI e suas entidades parceiras se tornaram as únicas instituições brasileiras certificadas pela Câmara de Comércio Internacional para emitir o Certificado de Origem Digital (COD).
O Brasil é o 31º país a receber a chancela e, com isso, agrega credibilidade e rastreabilidade a esse documento, que garante a origem dos produtos e é um pré-requisito para reduzir o imposto de importação em países com os quais o Brasil tem acordos comerciais. Em casos específicos, a depender do acordo, o COD pode garantir a isenção completa das tarifas alfandegárias.
“O selo de qualidade da da Câmara de Comércio Internacional para nossos certificados de origem confirma o alto nível de nosso serviço e processos de conformidade no apoio às empresas em suas estratégias de exportação”, resume o gestor da área comercial da ACIJ, Janderson da Silva.